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Analise a concorrência para otimizar seu plano de marketing

Analise a concorrência para otimizar seu plano de marketing

Entenda por que a análise da concorrência é imprescindível para estabelecer um plano de marketing diferenciado e se destacar no mercado. Acesse!

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Ficar por dentro do que os players do mercado fazem ou deixam de fazer é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, se você quer diferenciar o seu negócio, a dica de ouro é investir na análise da concorrência para estabelecer estratégias que otimizem o seu plano de marketing – e, assim, conquistar uma vantagem competitiva que eleve a sua empresa para um novo patamar. Descubra o porquê neste artigo!

A importância de estratégias de análise da concorrência

A importância de estratégias de análise da concorrência

Você conhece seus concorrentes? Sabe o que eles estão fazendo para atrair clientes? Quais resultados eles estão obtendo? Se você não conseguiu responder essas perguntas, é hora de ficar por dentro de tudo isso! Somente analisando a concorrência você terá conhecimento suficiente sobre o que funciona ou não no mercado e, assim, poderá incrementar as estratégias do seu plano de marketing.

Confira o que você precisa levar em consideração durante a análise da concorrência (benchmarking) em marketing:

1. Defina quem são seus concorrentes

O primeiro passo é conhecer quem são os seus concorrentes! Pode parecer óbvio, mas muitas empresas pecam por não segmentar a concorrência de um modo mais aprofundado. Portanto, analise e mapeie os concorrentes que são uma ameaça mais próxima e concorrem diretamente com o seu mercado.

Por exemplo, para uma empresa com atuação local, não faz sentido tomar como concorrente uma companhia de outra região geográfica. Considere segmentar também empresas que estejam na mesma faixa de preço que a sua.

2. Mapeie as estratégias de marketing dos seus concorrentes

Agora que você sabe quem são seus concorrentes, chega a hora de saber como analisá-los. Para analisar a concorrência de marketing do seu mercado é preciso mapear quais ações fazem parte das estratégias de marketing dos seus concorrentes.

Descubra, por exemplo, como eles trabalham o marketing de conteúdo, qual a participação dos anúncios pagos, o nível de acesso orgânico alcançado e que temas e produtos geram mais acessos. Junte tudo isso e avalie o que dá certo e o que não dá, para ver o que é preciso para que o marketing da sua empresa se diferencie das demais.

3. Pontue as ações mais assertivas da concorrência

O próximo passo é pontuar as práticas dos concorrentes que dão certo e que ainda não fazem parte das estratégias do seu plano de marketing. Isso lhe dará clareza sobre os pontos em que precisam melhorar.

Mas, lembre-se de focar nas práticas que são mais próximas da sua realidade. De nada adianta querer investir em anúncios pagos se a sua empresa não tem condições de investir no mesmo nível que seus concorrentes.

Nesse caso, avalie o marketing de conteúdo ou as estratégias de engajamento em redes sociais. Procure pontos em que sua empresa poderá superar os concorrentes sem a necessidade de altos investimentos.

4. Otimize as estratégias do seu plano de marketing

Depois de identificar as estratégias de marketing dos seus concorrentes, é hora de implementar melhorias e otimizar as estratégias.

Mas nada de fazer tudo ao mesmo tempo! Estabeleça uma linha de ações, priorizando os pontos mais fáceis de serem implementados e que darão resultados imediatos. Implemente, acompanhe os resultados e passe para o próximo ponto.

Lembre-se de que a análise de concorrência não pode ser algo pontual. Especialmente em marketing, que é algo dinâmico e necessita uma avaliação frequente de desempenho e resultados – tanto os seus quanto os de seus concorrentes.

Como fazer isso com HubSpot

Como fazer isso com HubSpot

Você sabia que o HubSpot é uma plataforma que, entre outras tantas funcionalidades, permite uma análise da concorrência de forma simples e assertiva? Por meio do relatório de concorrentes, você pode monitorar outras empresas concorrentes do setor. Basta registrar o domínio do seu site, bem como os dos seus concorrentes... e voilà.

Depois de adicionar os concorrentes, você poderá classificar e compará-los de acordo com diferentes métricas. Vale ressaltar a importância do monitoramento mensal desse relatório para que você possa acompanhar todas as informações, desenvolver diferentes ações estratégicas e estabelecer metas para elevar o desempenho do seu site em comparação aos concorrentes.

Que tal contar com o apoio dos especialistas da NA5 para analisar a sua concorrência e implementar um plano de marketing diferenciado no mercado? Não perca mais tempo e saia na frente! Fale com a gente!

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