NA5

Blog NA5

Blog para universidades: dicas para desenvolver uma estratégia de sucesso

Blog para universidades: dicas para desenvolver uma estratégia de sucesso

Blog para universidades é uma poderosa ferramenta de recrutamento de candidatos. Como desenvolver uma estratégia efetiva? Confira:

Publicado em por

Blog para universidades é uma poderosa ferramenta de atração que pode contribuir efetivamente para o recrutamento de candidatos. Se você ainda não olhou com atenção para o potencial do blog em uma instituição de ensino, deixe eu te mostrar o porquê você está perdendo uma oportunidade incrível!

As vantagens são inúmeras e ajudam a alavancar o crescimento das universidades: mais tráfego para o site da instituição, mais exposição para estudantes em potencial, mais relevância em busca orgânica e uma relação mais próxima e mútua com seus alunos.

Diferente das redes sociais, que são caracterizadas pela efemeridade do conteúdo, as estratégias de blog oferecem resultado à curto, médio e (principalmente) longo prazo, pois conforme a relevância do conteúdo cresce, mais pessoas encontrarão o blog da universidade nos principais mecanismos de busca.

Quer desenvolver um blog de sucesso para a sua universidade? Confira essas dicas:

Tenha um plano para o blog

Quando uma empresa decide incluir o marketing de conteúdo em seu mix de comunicação, mais do que vender, ela está disposta a resolver problemas de seus clientes e potenciais clientes por meio de uma comunicação informativa e transparente.

Essas premissas devem orientar o projeto de um blog, mas é preciso ir além. É preciso ter muita clareza do perfil do público a quem as publicações se destinam e das mensagens a serem transmitidas pelo conteúdo.

Invista em SEO

Invista em SEO

Certifique-se de que os seus textos trabalhem palavras-chave estratégicas que possam direcionar tráfego qualificado de busca orgânica para o seu site.

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia ampla para melhorar o posicionamento do seu site que depende tanto de elementos de programação quanto de produção de conteúdos e publicações constantes com textos desenvolvidos em estrutura otimizada para a indexação.

Defina um projeto editorial

Há uma infinidade de assuntos a serem explorados por uma universidade. Desde as áreas dos cursos, especialidades, curiosidades sobre as profissões, mercado de trabalho, conquistas da comunidade alumni e a própria vida no campus, um tipo de conteúdo bastante inspirador para quem está pesquisando sobre universidades e prestes a começar uma vida acadêmica.

É importante ressaltar toda a experiência que envolve a vida na universidade para além do ensino formal. Nesse post, demos dicas de conteúdos para redes sociais que também pode ser considerada na produção do blog.

Use calls to action

Use calls to action

Além de desenvolver conteúdos relevantes e atraentes, é necessário também usar calls to action (CTA) ao longo das publicações, seja para direcionar a uma landing page de conteúdo rico e específico, ou à página de formulário para inscrições no vestibular, por exemplo.

Os CTAs serão responsáveis por aumentar a “navegabilidade” entre seus conteúdos, assim como os pontos centrais nas estratégias de conversão, seja para conteúdos ricos (como ebooks, whitepapers, pesquisas acadêmicas) quanto para Landing Pages.

Por isso, o trabalho estratégico que os envolvem precisam levar em consideração se eles estão expostos de maneira orgânica com o conteúdo apresentado e se são visualmente atraentes.

Compartilhe

Aproveite o potencial das redes sociais e a audiência que já formou em torno dos seus perfis para compartilhar os conteúdos do blog. Isso ajudará a ampliar o alcance das publicações e dará um boost inicial no número de visualizações (um dos fatores considerados pelos mecanismos de busca para determinar a relevância do conteúdo).

Se puder reservar uma verba para o impulsionamento desses conteúdos para uma segmentação bem construída e ir além da entrega orgânica das plataformas, cada vez mais reduzida.

Gostou das nossas dicas sobre blog para universidades? Você já tem alguma estratégia definida? Está dando resultado? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

Nova call to action

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.