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Não cometa esses erros ao criar sua automação para o Whatsapp Business

Não cometa esses erros ao criar sua automação para o Whatsapp Business

Aprenda como evitar esses erros graves ao criar sua automação do WhatsApp Business e garanta os melhores resultados para a sua operação.

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Estar no WhatsApp hoje é crucial para as empresas brasileiras de todos os portes e vertentes. Para empresas que possuem um número grande de atendimentos (sejam comerciais ou Customer Service), as automações da API do WhatsApp Business são mais do que importantes, são a única forma de garantir um ótimo atendimento em larga escala!

Afinal, para que os mesmos processos (constantemente otimizados) ocorram sempre de forma fluida e organizada sem pular etapas e, ao mesmo tempo, que isso não dependa de times sobrecarregados de tarefas manuais, automações são essenciais. .  

Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que sua automação do WhatsApp Business seja verdadeiramente eficiente. Por essa razão, hoje vamos dar 4 dicas de ouro que vão transformar sua operação para sempre. 

Enviar mensagens automáticas de WhatsApp sem o consentimento do usuário (Opt-in) 📲


Esse erro é o mais grave e nós explicamos o porquê: além da experiência negativa e até invasiva que será oferecida para seus contatos – afinal, imagina, quem é que gosta de receber uma mensagem de uma empresa sem autorização? –, também pode ocasionar penalizações graves pelo próprio WhatsApp, como por exemplo a proibição de utilização desse número no aplicativo e até mesmo a proibição de utilização da API pela empresa (através do CNPJ). 

Por isso, todos os contatos para os quais você planeja criar automações de WhatsApp, precisam ter autorizado o recebimento de mensagens por esse aplicativo, por meio de um Opt-in

É a única maneira de garantir tanto a segurança jurídica da sua empresa (o LGPD vem aí no próximo ano, ein?), quanto uma experiência positiva para seus contatos. 

Uma dica que recomendamos é inserir a opção de opt-in em todos os seus formulários e formas de cadastro de contatos, mesmo para em conteúdos de topo de funil e etapas iniciais de captação e construção de relacionamento. A “sacada” é que dessa forma você maximiza suas chances de ter o Opt-in dos seus contatos em etapas onde sua empresa estão entregando valor, antes de requisitar a atenção do contato. E então, quando você se aproximar do contato e começar uma conversa por WhatsApp, ele já terá aceitado receber mensagens por este canal.  

Usar o WhatsApp apenas para uma comunicação unilateral 🔁

As automações para o WhatsApp Business API são maravilhosas, disso a gente tem certeza. Elas economizam muito tempo na sua operação e garantem que todas as etapas dos seus processos comerciais e atendimento ao cliente sejam sempre respeitadas de acordo com a sua réguas de relacionamento

Tudo de bom, não é mesmo? Mas, tome cuidado para não transformar essas automações de WhatsApp em ferramentas para comunicação unidirecional. Ou seja, só você disparando mensagens, sem dar espaço ou abertura para seu cliente se comunicar também.

Foque em criar uma boa relação com o seu contato, e isso significa desenvolver um bom diálogo. O WhatsApp é um aplicativo de conversas (via de mão dupla!), e não apenas para disparos de mensagens automáticas. As pessoas esperam poder conversar e se relacionar por esse aplicativo, e portanto, esperam respostas rápidas e interativas para suas perguntas.

A dica aqui é investir em ferramentas de automação que também permitam o atendimento via WhatsApp. O NA5 Conversas, integração oficial da API do WhatsApp Business com a HubSpot é uma excelente solução para isso, pois oferece não apenas infinitas possibilidades de automações de WhatsApp, quanto permite que todos os atendimentos possam ser respondidos pela plataforma (e para melhorar ainda mais, toda essa conversa fica registrada no CRM da HubSpot). 

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Não integrar à um bom CRM 📊

Aqui vai nosso conselho de expert! Vamos ser claros, não dá para garantir que suas automações sejam eficientes, verdadeiramente relevantes e bem contextualizadas para seus leads e clientes sem que elas estejam “balizadas” por um CRM rico de informações. 

Quando suas automações não estão conectadas com as informações dos usuários armazenadas no CRM, é impossível acompanhar e entender a forma como eles estão se relacionando com sua empresa. Sem informações sobre os contatos, você não pode contextualizar suas mensagens 

Resumindo, sem uma boa plataforma de CRM integrada à suas automações de WhatsApp, você nunca vai ser capaz de criar estratégias inteligentes, que se adaptam ao contexto dos seus usuários e que podem ser otimizadas. 

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A solução – conheça o NA5 Conversas 💡

Por último, mas não menos importante: conheça integrações que podem trazer todas as “soluções dos seus problemas” em um só lugar.  Afinal, são ferramentas desenvolvidas por experts e que vão fazer tudo e um pouco mais para sua empresa sem grandes complicações e dores de cabeça. 

A NA5 Conversas é integração oficial do WhatsApp Business Api e HubSpot, que cria uma plataforma verdadeiramente omnichannel, apoiar o crescimento do comércio conversacional e trazer personalização nas conversas com clientes. Desenvolvemos essa integração para que gestores nunca mais tenham que essas preocupações e possam focar no que realmente importa: garantir os melhores resultados para sua empresa. Clique aqui e saiba mais sobre a nossa plataforma.

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