NA5

Blog NA5

Como o HubSpot Operations Hub pode transformar sua operação

Como o HubSpot Operations Hub pode transformar sua operação

Tudo que você precisa saber sobre o Operations Hub e como usá-lo na prática.

Publicado em por

O Operations Hub da HubSpot é o novo módulo da plataforma, que empodera desenvolvedores e diretores operacionais com funcionalidades e ferramentas incríveis. O Hub torna operações de médias e grandes empresas muito mais eficientes e inteligentes, potencializando o CRM da HubSpot e colocando-o verdadeiramente no centro de toda a operação. 

O Operations Hub representa um importante avanço para as estratégias de relacionamento com cliente, design de experiência e controle operacional de empresas que querem escalar seus negócios (ou já o fazem), porque ele oferece tecnologias que aperfeiçoam três pilares essenciais de todas as estratégias de negócios:

  • Integrações mais simples e robustas 
  • Dados qualificados e confiáveis
  • Flexibilidade de ações entre a HubSpot e outros sistemas

A NA5 separou tudo que você precisa saber sobre o Operations Hub e como ele pode ser usado na prática. Confira:

O que é o Operations Hub da HubSpot

Praticamente toda empresa em expansão sofreu com problemas de integração entre diferentes sistemas. O motivo é quase sempre o mesmo: quando a operação escala, cada setor escolhe suas próprias ferramentas e processos para atender as demandas crescentes. 

Porém, à medida que as informações captadas por sistemas de cada setor cresce, a desconexão entre elas também. O resultado são dados robustos, mas que não se cruzam e, portanto, não são utilizados na prática. 

O Operations Hub foi desenvolvido para recuperar a eficiência perdida nessa desconexão, e tornar a troca de dados entre sistemas mais fluída, eficiente e gerenciável. Para empresas, isso significa projetos de integração mais rápidos, com menos cargas sobre o time de TI e com informações padronizadas em todos os ambientes. 

Mas como isso é feito na prática? Vamos descobrir! 

Os recursos do Operations Hub

Com base nos pilares que citamos no início do texto, a HubSpot oferece quatro novas ferramentas no módulo Operations. 

Data Sync

O Data Sync é a nova forma de integrar sistemas ao HubSpot. Com ele é possível criar sincronizações personalizáveis entre o HubSpot CRM e um dos 30 aplicativos aprovados até agora

Além da velocidade e facilidade deste novo modelo (que exige quase nenhum conhecimento de programação) ele também se destaca das integrações tradicionais por: 

  1. Usar uma sincronização bidirecional constante entre os dois sistemas. Em comparação com APIs, que utilizam webhooks a partir de um gatilho no banco de um dos bancos de dados para enviar ao outro, esse modelo troca as informações entre ambos, deixando-os os dados sempre atualizados. 
  2. Mapeamento customizável de campos do contato. Ou seja, você pode definir quaisquer campos da HubSpot para refletir informações de outro banco de dados e vice-versa. Essa personalização vai ressignificar todas as possibilidades de automações e estratégias para a operação. 
  3. Sincronização de dados existentes. As integrações tradicionais da HubSpot registravam as informações a partir da sincronização dos dados. Isso desestimulava a união dos bancos de dados (especialmente para empresas que já haviam acumulado uma inteligência considerável em dos sistemas). No novo modelo, todos os registros de cada sistema são sincroniza todos os registros - antes e depois da integração.

Exemplo de sincronização de dados do Operations Hub da HubSpot. Exemplo de sincronização de dados bidirecional. Imagem retirada do site da HubSpot. https://br.hubspot.com/products/operations 

Todos os usuários do Operations Hub podem utilizar o Data Sync.

Quer saber mais sobre as integrações da HubSpot? Leia também: 
6 integrações que vão deixar o seu CRM Superpoderoso!
Integração HubSpot e Magento: registre todas as compras do seu e-commerce automaticamente

Automação de qualificação de dados

A automação de qualificação de dados é a feature do Operations Hub que permite que você utilize os Workflows da HubSpot para 'limpar' e qualificar determinadas informações registradas no CRM.

Alguns dos exemplos mais comuns são a formatação correta de datas e números de telefone, a inserção de letras maiúsculas no início de nomes e sobrenomes, cortar caracteres, remover espaços em branco e muito, muito mais! Veja alguns exemplos:

Usuários do Operations Hub Professional podem utilizar a automação de qualificação de dados

Automação Programável

Esta é provavelmente a mais poderosa novidade do Operations Hub. Isso porque a Automação Programável permite que você execute  códigos diretamente nos Workflows da HubSpot, a partir de duas ações: “criar código personalizado” ou “disparar um webhook”

A ação "código personalizado" permite que você escreva códigos JavaScript em um ambiente de tempo de execução (runtime) em Node JS 12.x para executar vários processos (no formato serverless) que agilizam as operações de seu negócio. E a melhor parte: através dos Workflows da HubSpot.

Isso possibilita uma infinidade de novas aplicações para os fluxos de automação, onde o limite é literalmente sua imaginação. Para customizar ao máximo a experiência dos seus usuários o Operations Hub também conta com a opção de códigos customizados para os chatbots. 

Usuários do Operations Hub Professional podem utilizar a Automação Programável.

Nova call to action

Conheça a NA5, referência nacional em implementações HubSpot

A NA5 é parceira Platinum da HubSpot no Brasil e é especialista em implementar a Suíte do CRM da HubSpot para médias e grandes empresas. O nosso papel é garantir que nossos clientes aproveitem o máximo de cada módulo da HubSpot e possam utilizá-los em harmonia com os sistemas e operações vigentes. 

Através de consultorias com gestores e CEOs e um acompanhamento de perto com a equipe de TI e operacional das empresas, realizamos implementações sob medida, com  automações sofisticadas e desenvolvimento de códigos para o Operations Hub. 

Para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços, visite o nosso site.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.