NA5 Blog

Como o iOS 15 da Apple pode impactar o email marketing da HubSpot

Como o iOS 15 da Apple pode impactar o email marketing da HubSpot

Aprenda como se adaptar às novidades que a atualização do iOS 15 trouxe para HubSpot e outras ferramentas de e-mail marketing.

Publicado em por

Com o lançamento do iOS 15, dois recursos relacionados à privacidade dos usuários de iPhone levantaram algumas preocupações para os times de Marketing de todo o mundo. Seria essa atualização o novo “adpocalipse” (ou emailpocalipse)? E o que isso significa para as campanhas de e-mail marketing?

Não se preocupe, o NA5 Labs preparou um guia que explica o que muda com a atualização do sistema operacional da Apple e ainda dá dicas de como adaptar suas estratégias e conteúdos para lidar com um mundo que promove cada vez mais privacidade.

Os novos recursos do iOS 15

O iOS 15 já está disponível para usuários de iPhone e conta com dezenas de novas features - que podem ser conferidas clicando aqui. No entanto, dois recursos ligados à privacidade chamaram a atenção de profissionais de Marketing:

  1. Proteção de Privacidade do App Mail - Esse recurso (quando ativado) impede que seja possível identificar se um usuário abriu o e-mail enviado. Ele também oculta o IP do usuário.
  2. Ocultar Meu E-mail (iCloud+) - Esse recurso permite a criação de endereços de e-mail únicos e aleatórios que encaminham as mensagens para a caixa de entrada pessoal do usuário. Dessa forma, ele pode baixar eBooks, preencher cadastros e muito mais sem compartilhar seu e-mail verdadeiro.

E o que isso muda?

Quem trabalha com campanhas de E-mail Marketing deve ver suas taxas de abertura de e-mails crescer consideravelmente (entre dispositivos Apple), sem o acompanhamento das taxas de cliques. Isso acontecerá porque a Apple baixará remotamente o conteúdo dos emails em segundo plano – baixando o "pixel invisível" de rastreamento que a HubSpot coloca nas mensagens de e-mail marketing responsável pela identificação de abertura, sem que o usuário precise realmente abrir o e-mail.

Além disso, o conteúdo remoto será baixado por múltiplos servidores da Apple para prevenir a identificação do endereço IP do contato pelo HubSpot.

Em suma, a Apple “abrirá” o e-mail para seus clientes, para impedir que as empresas possam identificar e rastrear onde, quando e se suas mensagens foram lidas.

Com o Ocultar Meu E-mail, é provável que alguns usuários criem e-mails “falsos” (eles vão receber as mensagens e encaminhá-las ao e-mail pessoal, mas podem ser deletados a qualquer momento) para preencher formulários, fazer downloads, aproveitar demos gratuitas, etc…

Isso PODE fazer com que o número de contatos do seu CRM cresça sem refletir a realidade (um mesmo usuário utiliza diferentes e-mails falsos para se cadastrar no seu site, criando diversos novos contatos). No entanto, por ser uma feature paga do iCloud+ e precisar de constantes configurações de novos e-mails, não deve ser algo explorado por um grande número de pessoas.

Para equipes que trabalham com HubSpot, algumas de suas features serão impactadas. São elas:

  • E-mails
    • Data de resposta do último email de marketing
    • Emails de marketing abertos
    • Data da primeira abertura do email de marketing
    • Envios desde o último envolvimento
    • Data de clique no email de vendas recente
    • Data do último envolvimento
  • Workflows
    • Gatilhos (incluindo “Marketing Email”)
    • Atraso
    • Critério de Metas
    • Listas suprimidas
    • Ramificações
  • Relatórios e propriedades calculáveis que leve em consideração as propriedades acima

Como se adaptar?

Bom, é verdade que essas mudanças de fato vão transformar as estratégias de marketing. Afinal, elas não só trazem uma dinâmica diferente para os usuários Apple como abrem um caminho para que outras empresas possam oferecer serviços semelhantes. A privacidade é uma das maiores preocupações das pessoas e novas soluções surgirão para oferecer uma experiência mais segura e prazerosa.

A boa notícia é que todo o conceito de Inbound gira em torno de colocar os clientes (e seus desejos) em primeiro lugar, então ainda que essas mudanças tenham um impacto no curto prazo, elas não devem ser um grande problema. Se seus clientes estão felizes, você ganha!

Mas, vamos falar de forma prática. Nós separamos três DicasPro✨ para você já começar a implementar e realocar os esforços de marketing para canais e estratégias que realmente tragam resultados. Dá uma olhada:

DicaPro 01: Concentre suas estratégias nas métricas de clique

Agora que as taxas de abertura podem não mais refletir a realidade do comportamento da sua base, chegou a hora de trocar sua métrica campeã. No fim, o que sempre importou nas campanhas de e-mail marketing foram os cliques. São eles que identificam se as pessoas estão de fato interessadas na sua oferta.

Neste novo momento, eles se tornaram mais importantes do que nunca. Como apenas usuários de iPhone terão essa feature no momento, ainda será possível analisar tendências de e-mais com mais abertura (com base em uma média), mas essa taxa deve ficar em segundo plano.

DicaPro 02: Invista na ultra segmentação das ofertas

Agora que os usuários podem criar e-mails falsos e gerenciar melhor sua caixa de entrada, o conceito de enviar o conteúdo certo para a pessoa certa será ainda mais relevante.

A ultra segmentação representa essa “virada” para estratégias feitas pensando no cliente em primeiro lugar. Se o conteúdo for interessante para o público, ele fará questão de recebê-lo.

DicaPro 03: Expanda seus canais de relacionamento

Se algumas estratégias de e-mail marketing não funcionarão como antes, não significa que não há nada que você possa fazer.

Outros canais, como SMS e WhatsApp podem complementar os “buracos” gerados pelo iOS 15.

Conclusão

O iOS 15 inicia um movimento cada vez mais forte em direção à privacidade dos usuários. E ainda que essas transformações possam parecer desafiadoras, isso não significa que não há nada que as empresas possam fazer. Desenvolver estratégias e conteúdos criativos, que se adequam a um mundo mais privativo, é a missão número um de equipes de Marketing que querem ser bem sucedidas neste novo ecossistema. Você está se preparando para as mudanças?

Este é o nosso segredo

Nós revelamos os segredos que inspiram especialistas HubSpot de grandes empresas do mundo.