NA5

Blog NA5

É possível fazer régua de cobrança com HubSpot?

É possível fazer régua de cobrança com HubSpot?

Só de saber que é possível trabalhar régua de cobrança com HubSpot você vai abrir sua mente.

Publicado em por

Se o CRM tem um papel central na segmentação, personalização e automação das estratégias de Marketing e Vendas, por que não explorar esse potencial em outras frentes? Quando conversamos com heads de grandes empresas, geralmente “abrimos a cabeça” daqueles que nunca pensaram em usar réguas de cobrança com HubSpot.

Quer abrir a sua também 🤯?

O que é uma Régua de Cobrança?

A Régua de cobrança é um fluxo de mensagens e ações automáticas, estruturadas pela empresa para acompanhar clientes — do momento que se tornaram inadimplentes até o pagamento da dívida ativa.

Em suma, a régua de cobrança é uma das possíveis vertentes da Régua de Relacionamento, voltada exclusivamente para clientes que não efetuaram o pagamento único ou recorrente no prazo estipulado.

Seu objetivo é criar uma consistência de “pontos de contato” (touchpoints) entre a empresa e seus clientes, através de ações automáticas ou semi-automáticas (quando um lembrete automático é enviado para que operadores façam a cobrança, por exemplo).

Além de criar uma experiência muito mais controlada e positiva para os clientes, as réguas de cobrança dão escala e velocidade a operação, o que pode aumentar consideravelmente a conversão e rentabilidade de todo o processo de cobrança.

Como fazer Régua de Cobrança com HubSpot

Se você já utiliza o CRM da HubSpot, há uma grande oportunidade de aproveitar parte da estrutura e ferramentas à sua disposição para a Régua de Cobranças. Será necessário contratar algum módulo de nível Professional (ou Enterprise) para habilitar o recurso de "Fluxos de Trabalho” (workflows).

Com a HubSpot você pode criar Fluxos de Trabalho (Workflows) simples — que enviam e-mails personalizados até os mais complexos que se adaptam à diferentes tipos de cliente e processos comerciais — por exemplo: você pode gerar automaticamente links de pagamento que serão encaminhados por e-mail (necessário integração com outros sistemas via API).

Você pode ir além, usando plugins do Marketplace da HubSpot para enviar SMS em massa, notificações de WhatsApp e torpedos de voz para criar mais poderosas réguas de cobrança.

Ou ainda, você pode criar estratégias avançadas para a régua de cobrança com chatbot ativo de WhatsApp ou torpedos de voz com transbordo dos clientes para um operador de call center, uma vez que ele aceite negociar sua dívida.

As possibilidades não param por aí. À medida que você integra outros sistemas à HubSpot, como o ERP, novas funcionalidades surgem, como o envio automático do código digitável do boleto bancário via e-mail, WhatsApp e SMS automático. Você ainda pode usar o HubSpot Operations Hub para fazer, por exemplo, chamadas API externas para fazer negativação de um devedor no Serasa ou para enriquecimento de dados.

E aí? Sua cabeça ainda está no lugar? Ou ela já expandiu com as possibilidades exponenciais da Régua de Cobrança com HubSpot?

A NA5 é especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas com implementação e na contratação da plataforma.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.