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Como migrar do Salesforce Marketing Cloud para HubSpot

Como migrar do Salesforce Marketing Cloud para HubSpot

Veja o nosso checklist de como migrar do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise.

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A gente tem acompanhado nos últimos tempos um movimento das grandes empresas migrarem do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise. Isso tem acontecido principalmente por três motivos: dificuldade de uso do Marketing Cloud; escassez de profissionais com conhecimento em Salesforce e alto índice de turnover desses poucos profissionais que existem.

Sabemos que não é um trabalho simples para grandes empresas. O Salesforce possui anos de histórico de comportamento dos clientes, processos já estruturados na plataforma e equipes acostumadas à plataforma. Mas, a verdade é que os ganhos operacionais superam em muito seus obstáculos.

Em contrapartida, temos o HubSpot Marketing Hub Enterprise: uma plataforma super amigável (user-friendly) que pode ser adotada pela área de Marketing das grandes empresas com baixa curva de aprendizagem.

A maioria dos analistas de Marketing alguma vez na vida já usaram MailChimp ou RD Station. Então, criar e enviar campanhas de e-mail marketing não deveriam ser tarefas complicadas. Mas, parece que com o Salesforce Marketing Cloud a vida dos analistas tem ficado mais difícil. A plataforma HubSpot pode consertar isso!

Com o HubSpot Marketing Hub Enterprise, seus analistas ficam super poderosos! Eles podem criar campanhas de e-mail marketing, réguas de relacionamento com automações, landing-pages com edição "arrastar-e-soltar" (drag-and-drop) dos elementos , postar conteúdo nas redes sociais, criar anúncios online, publicar artigos no blog de forma intuitiva e muito mais. Enquanto você e os outros heads têm acesso a relatórios completos e customizáveis.

Importante: estamos falando sobre a migração do Salesforce Marketing Cloud, o módulo de marketing do Salesforce, para que o seu departamento de Marketing fique mais produtivo. Entretanto, o seu departamento de Vendas pode querer continuar usando o Salesforce CRM e isso não é um problema algum. O HubSpot Marketing Hub Enterprise tem integração nativa com o Salesforce CRM. Assim, você resolve o seu problema do Marketing e o departamento de Vendas segue o barco como está acostumado com o Salesforce CRM.

Para garantir que os dados do Salesforce Marketing Cloud sejam migrados com sucesso para a HubSpot Marketing Hub Enterprise, são necessários alguns importantes passos que desvendamos agora para você no formato de checklist. Confere aí!

Migrando do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise.

Para migrar apenas o Salesforce Marketing Cloud, você deve:

  1. Mapear todos os campos (fields) e ativos utilizados na operação;
  2. Criar as “propriedades” HubSpot;
  3. Criar os formulários que serão utilizados pelo site e landing pages;
  4. Criar as Landing Pages;
  5. Criar os e-mails (automáticos e utilizamos em campanhas de e-mail marketing)
  6. Mapear as “Journeys” ativas no Marketing Cloud;
  7. Criar os "Fluxos de trabalho” (automações) da HubSpot. Se suas Journeys contém disparos de SMS, você pode usar o plugin de SMS em Massa da NA5 na HubSpot;
  8. Importar a base de contatos, leads e contas do Salesforce;
  9. Conferir se todas as informações foram migradas com sucesso e recursos funcionando corretamente.

A recomendação dessa ordem de prioridades foi pensada para que as etapas anteriores ofereçam os ativos necessários para a etapa seguinte. Por exemplo, sem as propriedades HubSpot você não conseguirá completar a criação dos formulários. Assim como sem os e-mails automáticos, os Fluxos de Trabalho ficarão incompletos.

Migrando do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise, mas permanecendo com o Salesforce CRM

Se sua empresa optou em continuar usando o Salesforce CRM para o departamento de Vendas, enquanto o Marketing daqui para frente usará o HubSpot Marketing Hub Enterprise, siga esse checklist após a implementação do checklist anterior.

  1. O primeiro passo é ativar a integração nativa da HubSpot e Salesforce. É importante verificar os requisitos da integração;
  2. Faça o mapeamento dos campos (fields) do Salesforce com as propriedades da HubSpot. A sincronização dos dados pode ser ajustada se necessário;
  3. Definir o tipo de sincronismo entre os dois bancos de dados (explicamos logo abaixo do checklist);
  4. Conferir a sincronização das propriedades entre Salesforce e HubSpot;
  5. Criar listas ativas na HubSpot com critérios que definem quais contatos serão “enviados” para o Salesforce. Esse ponto é importante para fazer a passagem de bastão (handoff) entre Marketing e Vendas;
  6. Testar a sincronização dos dados e “virar a chave” (colocar em produção).

Tipo de sincronismo de dados entre HubSpot e Salesforce

A integração entre HubSpot e Salesforce oferece quatro tipos de sincronismo dos dados, como ilustrado na imagem abaixo.

salesforce-hubspot-sync

Na opção “preferir o Salesforce, a menos que esteja em branco” a sincronização será feita conforme os critérios:

  • A HubSpot passará apenas um valor para o Salesforce se não houver atualmente nenhum valor no Salesforce;
  • Se existir um valor no Salesforce, ele sempre substituirá o valor existente na HubSpot; independentemente da origem do valor mais recente;
  • Se você excluir o valor no Salesforce, o valor também será excluído na HubSpot.

Na opção “Sempre usar o Salesforce”, os critérios são:

  • A HubSpot nunca passará os dados para o Salesforce, mesmo se não houver valor no Salesforce;
  • Se houver um valor no Salesforce, ele sempre substituirá o valor existente na HubSpot;
  • Se você excluir o valor no Salesforce, o valor também será excluído na HubSpot.

Na opção “Bidirecional” o sincronismo funciona assim:

  • O valor mais recente sempre substituirá todos os valores existentes;
  • Se o valor for excluído na HubSpot, ele também será excluído no Salesforce e vice-versa.

Por fim, na opção “Não sincronizar”:

  • Os dados nunca passam entre HubSpot e Salesforce.
  • Se o valor for excluído na HubSpot, ele não será excluído no Salesforce e vice-versa.

Conclusão

As grandes empresas buscam aumentar a sua rentabilidade ano a ano. E o HubSpot Marketing Hub Enterprise pode ajudar as grandes empresas a ganharem agilidade e ter uma ferramenta mais acessível.

A gente compartilhou com você o que é preciso fazer para migrar o Salesforce Marketing Cloud para HubSpot. Também explicamos que você pode manter um ambiente híbrido, ou seja, manter a sua equipe de Vendas com o Salesforce CRM, enquanto a equipe de Marketing usa a HubSpot, trabalhando integradamente com Salesforce.

A NA5 é especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas na migração do Salesforce para HubSpot, ou trabalharem de forma híbrida com HubSpot e Salesforce.

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