NA5

Blog NA5

WhatsApp substituirá o SMS no Marketing. Mito ou verdade?

WhatsApp substituirá o SMS no Marketing. Mito ou verdade?

Muitas empresas já estão investindo no WhatsApp Marketing como estratégia de comunicação. Mas será que isso substituirá os esforços de SMS? Leia mais!

Publicado em por

Vamos aos fatos: o WhatsApp Marketing é uma das estratégias mais poderosas à disposição das empresas. Os motivos são simples: (1) ele é o aplicativo de mensagens favorito das pessoas, (2) ele possue taxas de abertura e leitura muito relevantes e (3) mensagens divulgadas por lá possuem um alto nível de confiança dos usuários. 

Mas, isso significa que ele substituirá outras estratégias, como o SMS Marketing, por completo? 

É isso que vamos responder hoje! Acompanhe com a gente 😉

WhatsApp Marketing: oportunidades e limitações 

Bem, vamos começar esclarecendo a maior limitação das estratégias de WhatsApp e porque ele precisa ser complementado com ações em outros canais. 

Todas as mensagens enviadas por WhatsApp precisam ser pré-aprovadas pela plataforma, e ela não permite o disparo de mensagens promocionais! Isso significa que a prática mais comum das empresas (aquela de disparos em massa falando sobre promoções e/ou descontos) simplesmente não pode ser feitas por WhatsApp. 

Mas, as restrições vão ainda além. Por serem absolutamente contra ações de SPAM em seu ecossistema, o WhatsApp oferece ferramentas de denúncia para os usuários e pune severamente quem infringir suas políticas - banindo para sempre números de telefone da sua plataforma e até impedindo o cadastro da empresa em sua API. 

Claro que isso não quer dizer que a plataforma é menos relevante por conta de suas restrições. Como ressaltamos constantemente, o WhatsApp é uma das melhores formas de construir relacionamentos de verdade com seus leads e clientes. 

Ele pode ser usado em ações de Inbound Marketing (quando as pessoas vão até a empresa em busca de informações), de Vendas e até de Atendimento ao Cliente. Mas, para que essas ações sejam verdadeiramente positivas para as empresas, recomendamos SEMPRE contar com uma ferramenta de automação de WhatsApp. 

Quer saber mais sobre como usar o WhatsApp nas suas estratégias de Vendas? Baixe nosso Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot. ⚡️

Nova call to action

SMS e WhatsApp como ferramentas complementares

Com essas restrições, será que o WhatsApp realmente pode substituir o SMS? A resposta é não!

No cenário digital atual complexo e competitivo, e em constante evolução, simplesmente não dá para pensar que um único canal poderá resolver todos os problemas de comunicação e relacionamento da empresa. O WhatsApp é poderosíssimo, mas não pode atuar de forma isolada. 

Um complemento incrível de Marketing, que consegue oferecer ferramentas para contornar as limitações de disparo em massa do WhatsApp, é o SMS. 

Além de permitir essa comunicação escalável da empresa com milhares de pessoas da sua base, o SMS ainda possui algumas das estatísticas mais expressivas do mercado. 

Uma das maneiras de usar os dois canais de formas complementares é investir em ações de Outbound com o SMS, campanhas de disparo em massa notificando sobre uma oportunidade para os contatos (seja oferecendo cupons de descontos ou falando sobre promoções por tempo limitado), e ao mesmo tempo, colocar o WhatsApp como principal canal para quem quiser entrar em contato e saber mais sobre a promoção (Inbound).

O resultado é claro e efetivo: não importa se o seu negócio é B2B ou B2C, se você vende produtos ou serviços, nós temos certeza que o WhatsApp, junto do SMS, serão ferramentas de marketing fundamentais para deslanchar as suas vendas.

Ah, e para usar o máximo das duas ferramentas, fica nossa dica de expert: conheça o NA5 Conversas, a integração oficial do WhatsApp + SMS e o HubSpot CRM.

Essa solução permite que você use o SMS e o WhatsApp para enviar e receber mensagens com o mesmo número de telefone, registre TODAS as conversas no CRM da HubSpot e ainda permite a criação de automações (workflows) de mensagens nestes dois canais. 

Clique aqui e veja como transformar para sempre as operações de Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente com o NA5 Conversas.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.