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5 passos para o planejamento de marketing para SaaS B2B

5 passos para o planejamento de marketing para SaaS B2B

Como construir uma boa estratégia de marketing para SaaS B2B? Aposte no Inbound Marketing, estabeleça metas, produza bons conteúdos, reserve orçamento, crie suas táticas e mensure os resultados. Confira!

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Como fazer um planejamento efetivo de marketing para SaaS B2B? É comum nesse segmento a concentração e atenção total no desenvolvimento do produto, mas se você não souber comunicá-lo da forma certa para o público a que ele se destina, os grandes esforços no desenvolvimento podem ter sido em vão.

É preciso desenvolver um projeto de comunicação à altura do seu produto e, nesse segmento, é muito importante incluir o Inbound Marketing no mix de comunicação. Nesse post, trouxemos algumas dicas que irão te ajudar no planejamento:

1) Estabeleça metas

Como em qualquer outro, o plano de marketing para SaaS B2B deve começar pelo estabelecimento de metas. A sugestão é que a meta estabelecida seja específica, mensurável, possível, realista e tenha um prazo para acontecer. Outro caminho é promover um alinhamento entre a comunicação e os resultados de vendas desejados.

2) Conteúdo

Alguns dizem que o conteúdo é rei, pela nossa experiência, nós afirmamos: conteúdo é o reino todo. É a peça chave para qualquer estratégia de Inbound Marketing. A dica de ouro aqui é fazer um brainstorm com a sua equipe, tendo em consideração a persona do seu negócio e as etapas da jornada de compras (descoberta, consideração ou intenção). Produza conteúdos que respondam às questões das suas personas e preencham essas lacunas.

Conteúdo

3) Orçamento

Para que a estratégia funcione, você precisa ter um orçamento destinado às estratégias de marketing. É preciso considerar aqui o valor de produção e a tomada de decisão sobre produzir internamente ou contratar uma agência para fazê-lo. O orçamento deve contemplar também valor de mídia para a promoção dos seus conteúdos, de modo a ampliar o seu alcance. Falamos sobre essas estratégias de promoção aqui.

4) Táticas

Desenvolva táticas para extrair informações valiosas sobre o seu cliente e a jornada de compra deles a partir das iniciativas de comunicação. Use-as à seu favor para a produção de novos conteúdos.

5) Análise de resultados

Tenha estratégias também para mensurar a sua performance e os resultados que o planejamento de marketing está te trazendo. Algumas métricas importantes para mensurar o crescimento efetivo são leads qualificados de marketing (aqueles com muito potencial de conversão), índice de conversão de visitantes em leads e oportunidades geradas pelo marketing.

E aí? Preparado para desenvolver um bom planejamento de marketing para SaaS B2B? Conte conosco para a elaboração de uma estratégia campeã.

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