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Auditoria de Conteúdo para Universidades: o que é e como avaliar a eficiência dos conteúdos

Auditoria de Conteúdo para Universidades: o que é e como avaliar a eficiência dos conteúdos

A auditoria de conteúdo pode ajudar sua universidade a crescer ainda mais. Veja só:

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Ao contrário do que acontece com campanhas publicitárias, que possuem um prazo de validade curto, o conteúdo de um site, blog ou vídeo pode gerar tráfego e conversões por um loooongo período de tempo após a sua criação. Por este motivo, a auditoria de conteúdo é uma ferramenta crucial para detectar as falhas que devem ser melhoradas.

Ela é uma avaliação estruturada do estado do conteúdo de um site, que permite identificar as falhas no processo atual de criação e as atualizações que precisam ser feitas nas produções já existentes. Durante a auditoria de conteúdo, você consegue responder à pergunta: qual conteúdo os visitantes do nosso site acessam sem encontrar problemas?

Quando realizadas de forma regular, as auditorias identificam problemas, melhoram a qualidade do conteúdo e do seu SEO e proporcionam uma experiência mais consistente ao visitante do site (UX), o que aumenta as chances de que a página atinja seus objetivos. 

De olho na eficiência dos conteúdos

Para avaliar a eficiência dos conteúdos, você deve, em primeiro lugar, fazer um inventário do conteúdo do seu site, usando uma ferramenta de rastreamento de conteúdo. Desta forma, você terá uma visão de todas as páginas, incluindo aquelas que já deveriam ter sido removidas a muito tempo e, por algum motivo, continuam ativas.

Depois de fazer o inventário, você deve analisar o desempenho destas páginas e a relevância dos conteúdos existentes e separá-las em três blocos: manter, atualizar e excluir. As que devem ser mantidas são aquelas que têm informações atualizadas e em concordância com as estratégias da universidade, com links internos e externos em funcionamento e todos os metadados e cabeçalhos corretos. 

Durante este processo, você encontrará páginas que possuem conteúdos interessantes e que precisam de uma atualização, que pode ser na linguagem, nas tags e na metadescrição, em alguns links internos ou externos ou mesmo uma adequação no SEO para que consigam performar melhor. Neste caso, o ideal é manter este conteúdo e realizar as alterações necessárias, para que fiquem de acordo com os objetivos de marketing da instituição.

A auditoria também te retornará conteúdos completamente desatualizados, como páginas de cursos que não existem mais e ainda aparecem destacados no programa ou aquelas que estão retornando mensagens de erro e já não fazem mais parte da estratégia da instituição. Estas páginas devem ser apagadas.

A auditoria de conteúdo também proporciona à equipe de marketing uma visão clara dos gaps. Ela mostra quais os temas que são importantes e nunca foram abordados no planejamento de marketing de conteúdo e quais departamentos precisam de mais inscrições e visibilidade.

Resumindo, a auditoria de conteúdo fornece ferramentas para aprimorar a qualidade do conteúdo do site e otimizá-lo, de forma que tenha o máximo desempenho na busca orgânica. Para colher todos os benefícios que ela pode oferecer à sua universidade, o ideal é realizá-la ao menos uma vez por ano. 

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