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HubSpot x RD Station: as diferenças dos relatórios de E-mail Marketing

HubSpot x RD Station: as diferenças dos relatórios de E-mail Marketing

Confira as principais diferenças entre HubSpot e RD Station na geração dos relatórios de e-mail marketing que contribuem para você ter os seus insights.

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A HubSpot e o RD Station são duas das principais plataformas de marketing que existem no mercado. Por essa razão, os comparativos entre as ferramentas oferecidas por cada uma das tecnologias é essencial para empresas que querem entender qual é a melhor solução para suas necessidades.

Mas, antes de começarmos, é importante que você entenda que a HubSpot e o RD Station não são plataformas exatamente equivalentes. Portanto, a comparação direta é desafiadora, no sentido de que os valores e recompensas que cada uma oferece são muito diferentes.

Para apresentar uma visão realista de suas diferenças para os negócios, falaremos especificamente sobre os relatórios oferecidos por cada uma das plataformas quando o assunto é E-mail Marketing. Afinal, eles são grandes aliados nas estratégias de comunicação da empresa.

Com a HubSpot ou o RD Station, é possível ter insights poderosos sobre o desempenho dos e-mails e entender melhor como eles estão impactando na construção de um relacionamento duradouro e benéfico entre empresas e pessoas.

E-mail Marketing + CRM

Estratégias verdadeiramente eficientes de E-mail Marketing vão muito além dos disparos em massa de promoções: ele pode ser um importante fator na nutrição e qualificação dos clientes.

Mas para explorar todo o potencial deste canal, é preciso que suas estratégias de E-mail Marketing estejam intrinsecamente ligadas ao CRM.

Para criar mensagens realmente relevantes e adequadas, é preciso entender o contexto dos seus contatos. E sem um CRM, isso é impossível!

Por essa razão, tanto o RD Station quanto a HubSpot se destacam como plataformas extremamente poderosas. Afinal, elas oferecem, junto às ferramentas de Marketing (como Landing Pages, formulários e e-mails), um CRM gratuito que permite o mapeamento da sua base de contatos e o entendimento sobre sua posição na Jornada do Cliente.

Entender o contexto das pessoas e poder personalizar as mensagens enviadas são grandes diferenciais e trazem resultados marcantes nas campanhas de E-mail Marketing.

Qualquer ferramenta de E-mail Marketing pode oferecer informações em relação à taxa de entregas dos e-mails, taxas de aberturas e porcentagem de cliques nos links (clickthrough). Mas, são poucas aquelas que, assim como a HubSpot e o RD Station, oferecem uma visão completa e profunda sobre o impacto dos e-mails no relacionamento com as pessoas e seu papel na conversão de venda.

Os relatórios de E-mail Marketing do RD Station 

O RD Station é a principal plataforma nacional de Marketing e suas ferramentas para e-mail são poderosas.

Entre as principais características da análise que são possíveis com o RD, os relatório das Campanhas se destacam por permitir a comparação direta das taxas de abertura e clickthrough de todas as campanhas de e-mail já enviadas por lá.

Outro ponto muito importante é que os e-mails enviados alimentam o Lead Scoring dos contatos, atribuindo pontuações para o lead conforme ele vai se relacionando com seus e-mails, fluxos de automação, conversões em landing pages e outros formulários.

Isso possibilita entender quem são os leads que estão qualificados para uma abordagem comercial do time de Vendas.

As métricas de E-mail Marketing disponíveis no RD Station 

  • Taxa de crescimento da lista;
  • Taxa de inativação da lista;
  • Taxa de abertura de emails;
  • Taxa de cliques (CTR: click-through rate);
  • Taxa de cliques por abertura (CTOR: click-to-open rate);
  • Leads gerados;
  • Eficácia da campanha;
  • Taxa de descadastro (unsubscribe) e marcação de spam;
  • Taxa de hard bounce.

Na prática, esses números são apresentados da seguinte maneira:

Relatório de e-mail marketing do RD StationFonte: https://ajuda.rdstation.com.br/hc/pt-br/articles/202919025-Como-funcionam-as-estat%C3%ADsticas-dos-emails-enviados- (acesso em 22/05/2020 às 13:35).

Os relatórios de E-mail Marketing da HubSpot 

A HubSpot é a maior plataforma de marketing do mundo, com +56 mil usuários distribuídos por mais de 100 países.

Os relatórios da HubSpot se destacam por permitir uma avaliação minuciosa sobre o desempenho dos e-mails, possibilitando: análise sobre os tipos de dispositivos (desktop ou mobile) nos quais as mensagens foram abertas; o horário no qual os contatos se engajaram com o e-mail; e até mesmo qual a ferramenta de e-mail utilizada pelos contatos (Gmail, Outlook, etc…).

A HubSpot também possibilita o uso do Lead Scoring para a geração de uma pontuação que pode ser utilizado nas estratégias de Marketing e Vendas.

As métricas de E-mail Marketing disponíveis na HubSpot 

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Resultados de entregabilidade;
  • Mapa de cliques em HTML;
  • Links mais clicados;
  • Principais contatos envolvidos;
  • Tempo de visualização dos e-mails;
  • Engajamento ao longo do tempo;
  • Abertura/cliques por cliente de email;
  • Destinatários;
  • Enviado;
  • Entregue;
  • Aberto;
  • Clicado;
  • Não recebidos;
  • Não inscritos;
  • Relatórios de spam;
  • Não enviados;

Na prática, esses números são apresentados da seguinte maneira:

Relatório de e-mail Marketing HubSpot

Relatório de e-mail marketing da HubSpot 2

Principais diferenças 

Em uma comparação direta entre os relatórios das duas plataformas, vocês podem conferir que a HubSpot oferece um número maior de métricas importantes na análise do desempenho dos e-mails e como as pessoas estão se relacionando com as mensagens enviadas pela empresa.

Além disso, a HubSpot ainda possui um relatório muito interessante, que possibilita a visão geral das suas campanhas de e-mail.

Relatório de desempenho geral de e-mails da HubSpot-1

Nessa matriz, a HubSpot coloca todos os seus e-mails já disparados e cria uma média de resultado de aberturas e cliques. Essa média é colocada no centro de convergência entre às duas linhas.

Todos os e-mails são categorizados a partir dessa média e representados por bolinhas de diferentes cores.

As bolinhas verdes representam os e-mails com melhores resultados de aberturas e cliques. Já as azuis mostram os e-mails que foram relevantes (com taxa de cliques alta), mas tiveram poucas aberturas — possivelmente por conta do assunto, horário de disparo, etc.

As bolinhas amarelas representam os e-mails com muitas aberturas e poucos cliques, e as vermelhas representam os e-mails que ficaram abaixo da média nas duas porcentagens. Cada bolinha pode ser clicada — o que te levará à página de análise específica do e-mail, com as métricas mostradas acima.

Esse relatório é perfeito para times de Marketing entenderem suas campanhas dentro de um contexto geral de construção de relacionamento e os ajudam a avaliar os diferentes fatores que contribuem para os bons resultados do E-mail Marketing.

Como escolher? 

O RD Station e a HubSpot são duas plataformas incríveis que podem te ajudar a superar as diferentes necessidades de cada negócio. Como dissemos no começo do texto, elas não servem exatamente ao mesmo propósito, visto que possuem ferramentas muito diferentes (como CMS e automações para vendas).

Por isso, para escolher entre elas, é preciso entender quais são seus objetivos na contratação dessas ferramentas e qual o orçamento disponível da sua empresa.

Só com essas informações você pode tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Para saber mais sobre as diferenças entre HubSpot e RD, clique aqui.

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