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15 motivos para contratar HubSpot Sales Starter para aumentar as vendas

15 motivos para contratar HubSpot Sales Starter para aumentar as vendas

Agendamento e rastreamento de e-mails, ligações por VoIP com gravação, automatização de processos, centralização de documentos, agenda online do vendedor, prospects, chat e mais…

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Você está usando o HubSpot CRM Gratuito. Quer saber se consegue ser ainda mais produtivo com o HubSpot Sales Starter? É claro que sim! Agendamento e rastreamento de e-mails, ligações por VoIP com gravação, automatização de processos, centralização de documentos, agenda online do vendedor, prospects, chat e mais…

Uma das perguntas que mais ouço das empresas interessadas em HubSpot para Vendas é:

Vale a pena pagar pelas ferramentas adicionais do HubSpot CRM Gratuito?

A resposta é simples: vale cada centavo!

O HubSpot CRM é gratuito e recheado de funcionalidades. Mas você pode adquirir 2 pacotes de upgrade e tornar o seu departamento de Vendas ainda mais promissor:

  • HubSpot Sales Starter: funcionalidades para ajudar o vendedor a aumentar sua produtividade, reduzir o tempo de fechamento e aumentar a taxa de oportunidades ganhas.
  • HubSpot Sales Professional: funcionalidades para equipes de vendas avançadas, com vendedores organizados por território. É o kit de ferramentas completo para os vendedores em equipes de alta performance, com inteligência artificial, machine learning, automação no processo de vendas e relatórios personalizados.

Se o HubSpot CRM Gratuito fosse uma “sexta-feira”, o HubSpot Sales Starter seria o “fim de semana” e o HubSpot Sales Professional o “feriado prolongado”.

Feche mais vendas!

O HubSpot CRM facilita a organização, o controle e o crescimento das vendas. E é gratuito. Para sempre.

CRIE SUA CONTA GRÁTIS AGORA!

Preço do HubSpot Sales Starter x HubSpot Sales Professional

O HubSpot Sales Starter custa USD 50 (dólares) por mês por usuário. Pode ser contratado para um único usuário.

Já o HubSpot Sales Professional custa USD 400 por mês, com 5 usuários inclusos. Para cada usuário adicional, o valor mensal é de USD 80.

A licença do HubSpot Sales é paga via cartão de crédito, com contrato mensal. Sem contrato anual, pode ser cancelada a qualquer momento.

Em alguns casos, você pode solicitar o pagamento via invoice (transferência internacional), sendo necessário o pagamento de um período maior de contratação (semestral, anual etc).

Se você decidir cancelar dentro do período vigente contratado, não há devolução do valor.

Este post é meramente informativo. As cláusulas do contrato do HubSpot Sales podem ser modificadas a qualquer momento, e este artigo ficar desatualizado. Tenho grande preocupação de sempre manter as informações em dia, mas cabe a você ler atentamente o contrato na hora de dar o aceite digital. Ok?

Este artigo aborda especificamente o HubSpot Sales Starter para lhe dar argumentos na hora de conversar com seu Diretor Comercial sobre a perspectiva de aumentar as vendas e ser mais eficiente na prospecção.

O HubSpot Sales Professional inclui todas as funcionalidades do HubSpot Sales Starter e muito, muito mais recursos.

Vamos às funcionalidades!

15 motivos para você contratar HubSpot Sales Starter (HOJE!)

#1: Agendamento de envio de e-mails

O vendedor de sucesso precisa manter o status das suas oportunidades sempre atualizado.

Para ganhar tempo, o vendedor escreve os e-mails à noite ou no final de semana. Só que enviar esses e-mails fora do horário comercial não é uma boa. O e-mail talvez se misture a dezenas de mensagens na caixa do cliente, podendo passar despercebido.

Para que o vendedor tenha mais sucesso com a abertura dos seus e-mails, é importante usar o recurso de agendamento de envio de e-mail.

Por exemplo, o vendedor escreve o e-mail às 20h00, mas agenda para ser enviado no dia seguinte às 09h30.

Abaixo está um exemplo de como é simples fazer o agendamento do envio do e-mail.

Nota: a opção “Recommended” (Recomendado) é uma funcionalidade disponível apenas no HubSpot Sales Professional. Com base em inteligência artificial e aprendizado da máquina (machine learning), a ferramenta recomenda ao vendedor o melhor horário para agendar o envio do e-mail. Com base no engajamento do cliente em e-mails anteriores, a ferramenta aprende qual é o horário com maior probabilidade de abertura, clique e resposta pelo destinatário do e-mail.

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Importante: esta funcionalidade está disponível apenas para as caixas de mensagens do Gmail e G Suite (antigo Google Apps).

Saiba mais: How do I schedule an e-mail sent with HubSpot Sales?

#2: Notifica o vendedor quando o cliente abre seu e-mail

Você consegue imaginar o quão eficiente o seu vendedor pode ser se, depois de ter enviado e-mail para um cliente, for avisado toda vez que o cliente abrir sua mensagem?

Imagine o Carlos, seu vendedor. Um cliente pediu a ele uma proposta com desconto melhor. Carlos enviou e o cliente sumiu. Depois de uma semana sem retorno, o Carlos recebe uma notificação de que o cliente acabou de abrir o e-mail de desconto que ele tinha mandado. Nessa mesma hora, Carlos, vendedor brilhante, telefona para o cliente.

Sabe quais são as palavras do cliente para o Carlos? “- puxa, você não imagina. Estava justamente pensando em você!”. E o Carlos, habilidoso que é, fala: “Que bom, vamos fechar negócio?!”.

É essa tecnologia que o seu vendedor vai ter ao contratar HubSpot Sales Starter. Calma que este é só o segundo motivo. Tem mais pela frente.

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Quando você contratar o HubSpot Sales Starter, será solicitado que instale um aplicativo HubSpot Sales para o computador do vendedor.

Esse aplicativo está disponível em 3 formatos:

  • Chrome extension para o Gmail/G Suite (antigo Google Apps);
  • Add-in para o Office 365 (versão web);
  • Extensão do Outlook (desktop).

Clique aqui para saber como instalar a extensão do HubSpot Sales.

Existe também um HubSpot Sales App disponível para iPhone e Android.

Assim, com o rastreamento do HubSpot Sales, o vendedor é notificado em seu celular quando o cliente abrir um e-mail enviado.

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#3: Notifica o vendedor quando o cliente clica em um link do seu e-mail

Saber quando um cliente abriu sua mensagem já é bom. Imagine saber quando o cliente clicou em um link do e-mail. É super!

Este recurso é muito útil para o vendedor compartilhar informações com o cliente por e-mail e “medir” seu interesse.

O vendedor recebe as notificações em desktop e mobile quando o cliente clicar em um dos links enviados em seu e-mail. O mesmo quando o cliente abre um e-mail que está sendo rastreado.

Saiba como enviar links rastreáveis no HubSpot Sales Starter e HubSpot Sales Professional.

#4: Modelos de e-mail compartilhados entre os vendedores

A HubSpot usa a seguinte frase para justificar o uso de modelos de e-mails pelos vendedores: “Passe mais tempo vendendo e menos tempo redigindo e-mails repetitivos.”

Sabe aqueles e-mails que o vendedor cria com carinho para os clientes? Pois eles podem virar modelos de e-mail e ser compartilhados com outros usuários do HubSpot Starter.

A versão gratuita do HubSpot CRM permite compartilhar até 5 modelos. Isso ajuda as empresas a entenderem melhor essa funcionalidade.

Seus modelos de e-mail podem ser bem sofisticados. Você pode definir variáveis para que informações do cadastro do cliente e da empresa sejam mescladas automaticamente no corpo do texto.

A partir dos relatórios dos modelos, a equipe de vendas terá indicadores em tempo real sobre as taxas de abertura e clique nos e-mails enviados com base nos modelos. Assim, será possível identificar quais modelos precisam ter seus conteúdos ajustados (assunto e conteúdo da mensagem).

A HubSpot oferece alguns modelos de e-mails (em inglês) para os vendedores utilizarem. Veja dois modelos de e-mails em português, prontos para o seu vendedor “copiar e colar” no seu HubSpot Sales:

O recurso de Modelos tem um limite de 1.000 modelos.

#5: Centralização de todos os Documentos que contribuem no processo de vendas

No recurso “Documentos”, sua equipe de vendas poderá centralizar todos os arquivos que são utilizados no processo de vendas.

Ao fazer o upload desses arquivos no HubSpot CRM, o vendedor terá acesso imediato à lista de documentos disponíveis para compartilhar por e-mail.

Os tipos de arquivos que podem ser uploaded para o HubSpot Documents são:

  • PDF (.pdf);
  • PowerPoint (.pptx);
  • Comma separated values (.csv);
  • Word Document (.docx);
  • Excel (.xlsx).

O vendedor será notificado quando o cliente abrir um documento, e a equipe de vendas terá relatórios de performance dos documentos.

É possível identificar rapidamente quais documentos têm mais visualizações, com uma visão macro dos documentos. Em uma visão micro, também é possível acompanhar quais clientes visualizaram cada documento.

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A ferramenta de Documentos tem um limite de 1.000 arquivos.

#6: Avisa ao vendedor quando o cliente abre a proposta e quanto tempo fica em cada página

Com o HubSpot CRM integrado ao Office 365 Web e Desktop, você pode analisar o número de propostas enviadas e monitorar quem abriu o documento e por quanto tempo a visualizou.

O vendedor pode usar o recurso de Documentos para fazer upload de suas propostas.

Ao compartilhar o documento por e-mail com o cliente, o vendedor será notificado quando ele abrir a proposta.

Além disso, o vendedor saberá qual foi o comportamento do cliente ao visualizar a proposta. O HubSpot irá registrar qual foi o tempo que cada usuário ficou em cada página.

Depois de alguns dias, se a pessoa abrir novamente o documento, o HubSpot irá fazer um novo registro de visualização. Dessa forma, o histórico da pessoa vai exibir seu comportamento na visualização do documento em dia anterior e será gerado um novo registro para aquela “janela” de visualização.

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#7: Inclusos 500 minutos de ligações via Voip por usuário por mês

No HubSpot CRM Free, o vendedor pode criar uma tarefa para lembrá-lo de fazer uma ligação.

Para quem tem contratado o HubSpot Starter, o vendedor pode ligar diretamente do próprio CRM.

São 500 minutos de ligações por usuário por mês!

O vendedor pode fazer a ligação diretamente pelo seu navegador ou pelo celular.

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Para evitar que o vendedor consuma os dados de internet do seu celular, quando ele indica que quer falar pelo celular, o HubSpot CRM faz a ligação para o cliente e para o vendedor simultaneamente. Então, o vendedor recebe uma ligação do HubSpot CRM que, ao atender, será conectado ao cliente.

Confira aqui mais informações sobre este recurso.

Configuração do Identificador de Chamada:

Quando você habilitar o recurso de ligação para um usuário, pode registrar o “número de telefone de saída” que será exibido no identificador de chamadas dos clientes. Dessa forma, o vendedor poderá ligar pelo navegador, e o cliente visualizará o número de telefone definido no CRM - por exemplo o celular do vendedor ou o telefone fixo da empresa.

Para configurar o número de telefone de saída para cada usuário, o HubSpot CRM liga para o telefone indicado na configuração e informa um código audível. Esse código deve ser digitado no HubSpot CRM para confirmar que você tem acesso ao telefone e autorização para realizar ligações desse número.

#8: Gravação do áudio das ligações no cadastro do cliente no CRM

O áudio das ligações do vendedor realizadas via HubSpot Sales para o cliente poderão ser gravadas no histórico do cliente no CRM.

Na ausência do vendedor, isso permitirá que outros vendedores tenham acesso ao histórico completo do cliente. Além disso, pode ser útil para questões de auditoria e compliance.

A gravação das ligações também é importante para o líder de vendas poder ouvir e ajustar os scripts dos vendedores.

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#9: Link da Agenda do Vendedor para enviar ao cliente

Para evitar troca de e-mails com possíveis horários para agendamento de reuniões, o vendedor pode sincronizar a sua agenda do Google ou do Office 365 com o HubSpot Sales.

O HubSpot gera um link exclusivo para o vendedor. Com isso, ele pode compartilhar o link de sua agenda com os clientes.

Ao acessar o link da agenda, o cliente pode escolher o horário que está disponível para o vendedor e que melhor se encaixa na sua própria agenda.

Quando o cliente confirma o horário, ele preenche um formulário previamente configurado com algumas informações que o vendedor definiu.

Ao final do processo, o convite para a reunião é enviado automaticamente ao cliente, informado ao vendedor e bloqueado na sua agenda para evitar que outros compromissos sejam marcados naquele horário.

O vendedor pode ter mais de um link para agendamento de reuniões. Eu, por exemplo, uso dois links: o primeiro para agendamento de ligações com duração de 30 minutos; o segundo para agendamento de reuniões presenciais, com duração de 60 minutos.

Para cada link, o vendedor configura o intervalo de tempo de que precisa dispor. Isso é útil, por exemplo, se ele precisa de um prazo para se deslocar de um compromisso a outro.

Outro parâmetro configurável é o tempo mínimo de antecedência que o cliente pode selecionar na agenda do vendedor. Por exemplo, o vendedor pode definir que o cliente precisa agendar horário com no mínimo 24 horas de antecedência.

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#10: Identifique as empresas que acessam o seu site

No recurso “Prospects”, quando uma pessoa acessa um website pela Internet banda larga de uma empresa, este website recebe uma informação sobre o registro da conexão que permite identificar o nome da empresa.

Com o HubSpot Starter, você conseguirá visualizar facilmente, em tempo real, os nomes das empresas que acessam o seu website. Os vendedores, identificando essas empresas, poderão utilizar técnicas Account-Based Selling para identificar seus decisores e influenciadores nas Redes Sociais.

É possível receber um resumo diário por e-mail com o nome das empresas. Pode-se selecionar algumas empresas como favoritas e a equipe de vendas ser notificada quando alguém dessas empresas retornar ao website.

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A HubSpot gera um código JavaScript que deve ser instalado no site da empresa para que o recurso funcione.

#11: Chat no site para os vendedores conversarem com visitantes e leads

O HubSpot Sales Starter e o HubSpot Sales Professional oferecem o recurso de Chat ao vivo. A partir de uma conversa com um visitante desconhecido no seu site, é possível criar um lead direto no CRM.

Havendo uma oportunidade no pipeline de vendas e um vendedor dono dessa oportunidade, se o lead ou cliente dessa oportunidade solicitar um chat, o HubSpot CRM tem inteligência para rotear o atendimento do Chat para o vendedor responsável. Para que isso funcione, é necessário que o vendedor dono da oportunidade esteja com uma licença ativa do HubSpot Sales.

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#12: Sequência automática de e-mails para follow-up

Você já viu que é possível criar modelos de e-mails. E agora vai descobrir que é possível programar para que os modelos sejam enviados automaticamente no seu processo de follow-up.

Quando o vendedor envia uma proposta, ele geralmente precisa lembrar de enviar um e-mail no dia seguinte perguntando ao cliente se ficou alguma dúvida sobre a proposta. Às vezes o cliente não responde.

Na correria do dia-a-dia, o vendedor não lembra de enviar um novo e-mail de follow-up, ou, quando lembra, já se passaram muitos dias. Esse é um dos motivos para o ciclo de venda ser longo.

O recurso “Sequences” permite que você crie uma sequência de e-mails que deverão ser enviados a determinados intervalos de tempo. Assim, a ferramenta consegue manter uma cadência no follow-up, ajudando o vendedor a ser mais produtivo e reduzir o tempo do ciclo de venda.

Além de enviar e-mail, é possível definir que tarefas o HubSpot Sales deverá criar para lembrar o vendedor de alguma atividade que ele precise desempenhar. Por exemplo, uma tarefa para lembrar o vendedor de adicionar o cliente como conexão no LinkedIn.

Basta o cliente responder um dos e-mails da sequência e o fluxo de e-mails é automaticamente interrompido. Legal, né?

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O “Sequencies” tem um limite de 150 sequências ativas em andamento.

#13: Relatório de produtividade de Vendas

Acompanhe o relatório de produtividade da sua equipe de vendas em uma visão de dashboard com informações de: número de ligações, quantidade de e-mails enviados, reuniões realizadas, notas criadas e tarefas completadas.

É possível fazer um filtro por período e por usuário. O coordenador de vendas terá uma visão geral de sua equipe.

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#14: Suporte HubSpot por telefone e e-mail

Os usuários de HubSpot Sales Starter e de HubSpot Sales Professional podem abrir um chamado e receber ajuda por e-mail ou podem solicitar suporte por telefone.

Para suporte por telefone, o usuário deve preencher o formulário específico, informando um número de telefone para que a HubSpot ligue de volta.

O suporte por telefone é oferecido somente em inglês. O suporte por e-mail está disponível em inglês, espanhol, alemão e japonês.

#15: Contratação híbrida: combine licenças gratuitas do HubSpot CRM Free e licenças pagas do HubSpot Sales Starter

E por fim, a cereja do bolo: você pode combinar licenças pagas do HubSpot Sales Starter com licenças gratuitas do HubSpot CRM.

Os outros CRM de mercado geralmente forçam o cliente a contratar um tipo de licença para todos os usuários do CRM. Com o HubSpot, isso é diferente.

Pode haver na sua equipe assistentes de vendas que auxiliam no processo, mas não precisam das funcionalidades do HubSpot Sales Starter. Você pode optar por manter essas pessoas utilizando o HubSpot CRM gratuito.

Ao contratar algumas licenças HubSpot Sales Starter, você define para quais usuários irá alocar essas licenças. A configuração é bem simples, confira aqui.

O que achou dos recursos do HubSpot Sales Starter? Ficou com alguma dúvida? Responda nos Comentários!

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