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Como qualificar leads com SMS para aprimorar o SDR em Vendas

Como qualificar leads com SMS para aprimorar o SDR em Vendas

Aprenda como qualificar leads com SMS para aumentar a eficiência do SDR e melhorar a operação de Vendas.

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Nós exploramos bastante as possibilidades do SMS como uma ferramenta de Marketing nos últimos meses, aqui em nosso blog. Falamos sobre suas aplicações em diferentes verticais, suas vantagens, algumas estratégias e ainda mostramos como mensurá-las com a HubSpot. 

No entanto, o SMS também tem uma relevância muito grande sob a perspectiva comercial. Isso porque este canal pode ser usando para qualificar leads, melhorar a eficiência do time de SDR e, consequentemente, melhorar as taxas de conversão da sua operação comercial. 

Ainda não leu nossos conteúdos sobre SMS? Comece por aqui 

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Hoje, falaremos justamente dessa estratégia e mostraremos de forma prática como você pode usar o SMS para atingir seus objetivos. Confira: 

O papel do SMS na operação comercial 

É comum que gerentes de Marketing e até mesmo diretores comerciais não enxerguem o SMS além de suas virtudes mais populares. Afinal, ainda não é comum entre empresas brasileiras a integração de ferramentas e processos do time de Marketing, Vendas e SMS. Logo, este canal tão importante é colocado na “caixinha” de Marketing e usado apenas para disparos de SMS em massa em ocasiões especiais. 

No entanto, quando expandimos a perspectiva deste canal e o colocamos também como uma ferramenta de qualificação dos leads da base e validação dos números de celular registrados, suas possibilidades para o time comercial ficam claras. 

Nova call to action

Um dos principais pontos de ineficiência da operação do SDR são as horas e horas gastas em ligações para números inexistentes. Em parte, isso acontece por falhas nos formulários ou na migração de dados de um base para a outra. Porém, esse problema só é notado no momento que o SDR está ligando para o contato. 

Além do tempo (o ativo mais importante da nossa sociedade) perdido, isso ainda gera uma incerteza em relação ao número discado. 

Veja, o SDR não tem como saber se o número para o qual ele ligou não é válido, só está desligado, bloqueou as ligações desta empresa ou está fora do ar. Então, na hora de reportar para o sistema utilizado o motivo pelo qual a ligação falhou ele terá que decidir se tentará novamente mais tarde, ou se colocará o número como inválido - sem realmente saber

Na prática isso significa que dezenas ou centenas de oportunidades podem estar sendo perdidas, ao mesmo tempo que os colaboradores mais cautelosos perderam mais horas retornando para o mesmo número inválido mais de uma vez. 

Mas, isso poderia ser evitado com uma simples ação de SMS! Utilizando uma ferramenta de disparo que oferece informações sobre a status das mensagens enviadas, como é o caso da Plataforma NA5, seria possível disparar um SMS para os leads, antes da abordagem do SDR, verificando assim se o número é válido. 

Isso poderia acontecer de duas maneiras: a primeira seria a criação de uma rotina de disparo para a lista de novos contatos (independente da sua fase de qualificação). Mesmo que não seja o ideal (por ser feito manualmente e de forma não contextualizada), ela funciona super bem e já garante mais eficiência dos colaboradores. 

Por outro lado, se você optar por uma ferramenta de SMS integrada ao CRM, você poderia criar uma automação de SMS, que dispara mensagens personalizadas para cada contato, de acordo com o momento do relacionamento com a empresa. Em um exemplo prático, seria possível, disparar mensagens de SMS que não apenas confirmem a validade do número, mas que o aqueçam para a proposta comercial, notificando os contatos sobre uma promoção ou produto. 

Isso permite não somente o ganho de eficiência, como também aumenta as taxas de conversão, uma vez que o lead está muito melhor preparado para a conversa. 

Ações simples, mas que fazem toda a diferença!

Conheça a integração SMS + HubSpot 

O SMS é um velho conhecido das empresas,com estatísticas que inegavelmente comprovam sua eficácia. O problema é que essa “tradição” fez com que muitos gestores e CEOs ignorassem as inovações que estão sendo desenvolvidas para este canal. 

A Plataforma NA5 representa uma dessas grandes ressignificações do SMS para o novo modelo de relações entre marcas e seu público.  

A nossa tecnologia oferece uma integração completa das ferramentas de disparo de SMS (powered by Twilio), com toda a inteligência do HubSpot CRM. Isso potencializa um novo universo de possibilidades de estratégias para o SMS. 

Por um lado, você pode criar automações virtualmente infinitas, que utilizam qualquer propriedade do contato na HubSpot, para disparar mensagens de SMS, direto dos Workflows da plataforma. Ou seja, você cria réguas verdadeiramente Omnichannel, e constrói um relacionamento mais próximo e relevante com seus leads e clientes. 

Por outro lado, todas as mensagens enviadas ou recebidas por SMS são registradas no histórico do contato, no CRM da HubSpot. Isso significa um controle absoluto sobre as conversas neste canal e ainda possibilita análises profundas sobre o impacto que cada mensagem tem sobre o comportamento do usuário. 

A integração SMS + HubSpot oferece o que é necessário para transformar o SMS e alavancar seus resultados de Marketing, Vendas e Customer Service. Clique aqui para saber mais sobre a Plataforma NA5.

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