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2 grandes benefícios da implementação do CRM com Quick Wins

2 grandes benefícios da implementação do CRM com Quick Wins

Aprenda mais sobre os benefícios que os métodos de quick wins, ou ganhos rápidos, podem trazer na implementação do CRM.

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Este pode ser o artigo mais importante que você já encontrou sobre implementação de CRM. Por quê?! O modelo operacional de Quick Wins (Vitórias Rápidas) pode mudar completamente a maneira como você implementará o CRM em sua grande empresa.

Muito se fala sobre os Quick Wins como uma fórmula mágica, um método que promete ( entre outras coisas) uma fácil implementação - seja de uma campanha, de otimização de um processo ou de aquisição de um novo sistema, como o CRM - com baixos custos. Resumindo, o sonho de todo head.

Mas, a verdade é que os Quick Wins podem de fato gerar resultados rápidos, mas isso não está necessariamente atrelado a baixo investimento ou facilidade. A gente explica!

Veja, Quick Wins são formas de estruturar processos complexos, robustos e/ou longos, com o objetivo principal de prover ganhos rápidos na operação, em curto prazo. Isso pode resultar em aumento de rentabilidade do negócio (que pode retroalimentar o investimento na operação) e manter as equipes motivadas. Por isso, aqui na NA5 a gente adota a tradução de "Quick Wins" como "Ganhos Rápidos" (em vez de "Vitórias Rápidas").

Viu só? A implementação/otimização da operação não será mais fácil. Pelo menos, não ao olharmos a longo prazo. O que muda é que as ações que trazem resultados mais imediatos são priorizadas.

Quanto ao baixo custo, isso não é necessariamente verdade. Já que alguns ganhos rápidos podem exigir um investimento inicial maior. O que podemos afirmar é que é possível criar métodos de ganhos rápidos pensando em priorizar a execução de atividades que podem impactar a receita.

Benefícios da implementação do CRM com Quick Wins (como fazemos!)

A gente coloca os Quicks Wins no centro das discussões desde o primeiro contato comercial com as grandes empresas que querem implementar CRM, porque os heads possuem desafios que exigem uma visão orientada para resultados. No nosso caso, nós implementamos o HubSpot CRM.

Curto prazo

O que percebemos com frequência é que muitos heads planejam a implementação do CRM seguindo uma lógica "tradicional" de: começar pelo Marketing, depois Vendas e por último o pós-vendas (atendimento ao cliente). Porém, para se obter ganhos rápidos, o que o método Quick Wins nos ensinou é que nem sempre é preciso começar ou executar a implementação nesta ordem

Nossa principal preocupação ao implementar os métodos de Quick Wins é garantir que a empresa consiga ver resultados financeiros rápidos. Por isso, procuramos:

  1. No primeiro momento, entender os problemas da empresa e como o CRM pode solucioná-los. Esses problemas geralmente envolvem melhorias que precisam ocorrer em diferentes departamentos.
  2. No segundo momento, estabelecemos uma ordem de prioridades dos problemas, pensando na velocidade com o qual podem ser resolvidos e seu impacto ($) no curto prazo.

Seguindo isso, podemos evitar, por exemplo, que uma empresa com problema de retenção de clientes (churn) que precisa implementar um CRM demore para “estancar” o problema. Se aumentar a retenção dos clientes é o que pode dar maior resultado financeiro a curto prazo, é por onde começaremos.

Se optássemos pelo "método tradicional", o verdadeiro problema enfrentado pela operação ficaria sem solução até que toda a implementação do CRM para a área de Marketing fosse concluída.

Otimização do investimento

Um dos maiores problemas que as grandes empresas enfrentam ao implementar o CRM é a demora para começar a usar o CRM. Isso é super compreensível, afinal, as licenças já estão sendo pagas desde o primeiro dia.

Ou seja, se você tiver que esperar 90 dias para ter seu CRM implementado para só então começar a usar, foram 3 meses de CRM pago que você só viu o dinheiro "indo" (embora). E os superiores cobram os heads por isso.

É por essa razão que, uma vez definidas as prioridades, pensamos em atividades que podem ser executadas em blocos de 15 dias (sprints) fazendo o uso do CRM. Assim, as empresas já pode, começar a usar o CRM em alguma parte da empresa em duas semanas, diminuindo a pressão sobre o head que requisitou o CRM, além, é claro, obter algum ganho na operação.

Conclusão

A implementação do CRM pode ser complexa, especialmente quando envolve diferentes departamentos e requer integrações com outros sistemas.

O uso de um modelo como o Quick Wins não lhe dará uma fórmula mágica, mas lhe permitirá organizar-se melhor, orientado em obter resultados que podem ser relevantes para a empresa em menor espaço de tempo.

A NA5 é referência em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas na implementação e contratação do CRM.

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