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3 Relatórios HubSpot para analisar o desempenho do Blog de sua empresa

3 Relatórios HubSpot para analisar o desempenho do Blog de sua empresa

Com os relatórios HupSpot para blog, você tem as informações essenciais para acertar na estratégia de conteúdo e obter ainda mais sucesso. Saiba mais!

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Apesar de cada vez mais negligenciado por grandes empresas, as estratégias de conteúdo para o Blog ainda são muito importante para o Marketing Digital. O Blog não morreu e eu posso provar!

Além de ajudar a dialogar com as dores e problemas dos clientes e responder às dúvidas mais comuns, o Blog também (1) funciona como um dos principais touchpoints orgânicos para quem ainda não conhece sua marca, (2) dá visibilidade para sua marca através do fortalecimento do SEO do seu site e (3) faz com que sua empresa crie mais autoridade no seu segmento.  E olha que isso são só algumas das vantagens viu? 

Mas, para garantir que todo o esforço colocado nessas estratégias dêem frutos, é preciso manter uma análise constante dos seus resultados. E com esses 3 relatórios da HubSpot, é possível fazer isso em menos de 5 minutos. 

Por que hospedar seu Blog na HubSpot?

Antes de começarmos, é importante dizer que há inúmeros benefícios em migrar o seu blog para a HubSpot. Com a migração (que é muito fácil de fazer, aliás) você tem acesso à infraestrutura e segurança, à otimização do SEO (Search Engine Optimization), campanha de entrada conectada com todos os recursos relacionados  como formulários e CTAS, por exemplo, e aos relatórios da HubSpot para blog. 

Hoje, eu vou falar de 3 dos relatórios da HubSpot que eu considero mais importantes para análise do Blog, mas quero que você saiba que existem ainda diversas outras métricas rastreáveis pela HubSpot que permitem tantos outros insights poderosíssimos.  Além é claro, de conseguir olhar a cenário todo de Marketing Digital por uma lente só: da HubSpot.

1. Número de sessões por fonte de origem por página do blog

Ter informações sobre a quantidade de pessoas que visitam o blog, quais as páginas que elas estão acessando e de onde elas vieram é importante para avaliar quais estratégias estão obtendo os melhores resultados, sabe por quê? Se o Organic Search do seu blog está crescendo, enquanto o das redes sociais diminuindo, isso quer dizer que as ações de SEO estão obtendo bons resultados, enquanto os das redes sociais não. Tendo clareza sobre esses dados fica mais fácil desenvolver soluções para otimizar a performance de ambos. 

Ah, outro ponto importante: saber o quanto os seus e-mails marketing estão levando tráfego para o seu site ajuda a avaliar a relevância da sua newsletter.

Para acessar esse recurso na plataforma, clique em: Relatórios > Ferramentas de análise > análise de tráfego e selecione, na exibição da análise, o blog.

2. Número de sessões por Topic Cluster e taxa conversão

O Topic Cluster é uma estratégia de organização de conteúdos em torno de uma página central, chamada Pillar Page. Ele funciona por meio de hiperlinks que redirecionam conteúdos sobre um mesmo assunto para outras páginas ou para a pillar page.

Já tratamos desse tema e eu insisto que o topic cluster é uma maneira interessantíssima de organizar os textos do seu blog e está totalmente alinhada à maneira como os buscadores tendem a apresentar os conteúdos ao usuário, priorizando os mais completos e relevantes.

Com este relatório, você consegue informações para entender o resultado das Topic Clusters. Além disso, também é possível saber quantos contatos e clientes cada Cluster gerou. 

Como Topic Clusters e Pillar Pages são conceitos relativamente novos no mercado, a HubSpot é uma das únicas (se não há única) plataforma que permite fazer essa análise macro de maneira rápida e fácil. 

Para acessar o relatório, clique em Relatórios > Ferramentas de análise > análise de tráfego> Tópicos.

3. Número de cliques em CTA por página do Blog  

Pode parecer simples, mas poder avaliar o desempenho do CTA (Call to Action) de acordo com cada página do Blog permite que você faça uma análise do alinhamento entre o CTA e o conteúdo, para compreender onde ele pode ser otimizado ou substituído por outro CTA que faça mais sentido para o consumidor neste momento da leitura. 

Para acessar este relatório, clique em Relatórios > Ferramentas de análise > análise de tráfego > Páginas. Depois clique em editar colunas e selecionar a propriedade “Cliques em CTA” para que você possa filtrar suas páginas por essa informação.

Viu só? De forma SUPER rápida e prática, os relatórios da HubSpot para blog fornecem as informações mais importantes sobre desempenho do seu Blog para que você acerte em cheio nas estratégias de conteúdo de marketing da sua empresa. 

Mas, se você quiser levar sua empresa ao próximo nível, e integrar suas estratégias de Marketing com Vendas para atingir os objetivos que realmente importam, então pode contar com a NA5. Clique aqui e fale com um especialista para entender como podemos ajudar a sua empresa a crescer mais rápido e com menos esforços.

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