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SMS para varejo: 8 dicas e estratégias para SMS Marketing com HubSpot

SMS para varejo: 8 dicas e estratégias para SMS Marketing com HubSpot

Confira dicas e estratégias para qualquer varejista que quer montar uma campanha de SMS Marketing de sucesso.

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Vivemos em uma época de drásticas mudança. O último ano deu início a uma verdadeira transformação no comportamento dos consumidores, na operação das empresas e no relacionamento entre ambos. Conexão, relacionamento e relevância são palavras que protagonizam as conversas não somente do mundo do marketing, mas dos negócios como um todo. 

Especialmente no varejo, o SMS Marketing tem se tornado uma das estratégias mais relevantes para times de Marketing que querem gerar conversas e negócios neste novo cenário. 

Por essa razão, mostraremos algumas dicas e estratégias que podem ser utilizadas para criar campanhas de sucesso com SMS Marketing no varejo. 

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Por que ainda usar SMS para varejo?

Acredite, SMS Marketing é uma fortíssima ferramenta de comunicação para 2021 e nós podemos te provar.

Os benefícios do SMS Marketing para varejistas abrangem todas as etapas da Jornada do Consumidor - desde o awareness até a decisão de compra por determinado produto.  

Este é um dos canais mais poderosos para envolver os clientes em potencial e incentivá-los a se tornarem clientes. Além de promover a aproximação com seus contatos, você também o nutre e incentiva a repetir suas compras e, por fim, aumentar a lealdade com a marca.

Em um tempo na qual as taxas de abertura de e-mails representam porcentagens menores do que já foram um dia (variando entre 19% a 26%) , a relevância do SMS se apresenta por meio das suas taxas de abertura, que superam os 90%.

E vale ressaltar: muitos varejistas vêem um aumento na receita de suas campanhas de marketing de SMS na casa dos 6 dígitos, em semanas ou meses após o lançamento.

Por essas razões, vale a pena testar algumas estratégias para você aplicar na sua própria marca de varejo também. Vamos lá:

1. Programas de fidelidade


Os programas de fidelidade têm a ver com personalizar suas ofertas e facilitar a vida de seus clientes fiéis. 

Uma sugestão é usar o SMS para garantir que seus clientes VIP tenham atualizações, ofertas e novidades, garantindo que tenham um bom desconto ou tenha alguma vantagem exclusiva – e pensada neles – por serem compradores recorrentes.

Ah, e certifique-se de que está enviando mensagens personalizadas e que demonstrem a exclusividade das ofertas, para gerar mais valor.

Além disso, com a ajuda dos insights de um CRM, você ainda pode segmentar e adaptar as mensagens de acordo com informações específicas de cada contato, como por exemplo sua região, seu nível de fidelidade e seu histórico de compra. 

Para ir ainda mais longe, você pode criar planos de descontos com base em análises de match de produto (por exemplo, clientes que compram determinado produto costumam também comprar esse produto), oferecer descontos apenas para quem participou de alguma pesquisa de NPS e muito mais.

As possibilidades são infinitas e você pode usar qualquer propriedade dos contatos para segmentar sua base no CRM da HubSpot

2. Cupons e ofertas especiais


Uma dica simples, mas essencial: envie mensagens em massa de SMS regularmente para seus clientes com as ofertas e novidades da semana.

Aqui, você pode fixar na mente dos consumidores chamando-os pelo nome, com pequenas mensagens divertidas, emojis e claro, apresentando as vantagens e descontos com o cupom especial. Descrições rápidas e links produtos cairão bem também.

Uma vantagem de contar com a HubSpot é a geração de links com URL rastreável. Assim, você poderá mensurar os cliques, acompanhar os resultados da campanha e saber qual o verdadeiro impacto e conversões suas promoções via SMS estão gerando para o seu negócio.

3. Abandono do carrinho


Aplique a já conhecida “automação de recuperação de carrinhos abandonados”, mas com um pequeno twist: usando a relevância do SMS para aumentar as conversões. Para fazer isso em escala e com garantia que as mensagens estão sendo enviadas no momento certo (de preferência em um workflow mais completo), você precisa contar com uma ferramenta que integre o SMS ao CRM, como a Plataforma NA5

Com ela você pode criar fluxos de mensagens que serão enviados por SMS para contatos que abandonaram o carrinho, para lembrá-los ou sugerir um cupom especial para dar continuidade à compra. 

Além do mais, isso permitirá um fluxo escalável de reaproveitamento de compras não completas. 

Um exemplo que representa muito bem o que uma simples automação como essa pode fazer para o seu negócio, é o Case de Sucesso da Genial Investimentos, que utilizou o WhatsApp para recuperar cerca de 30% dos clientes que abandonam o cadastro da plataforma. 

Uma excelente ideia, não é mesmo?

4. Atualizações de produto e novidades


Muitas marcas costumam enviar e-mails com novidades e reestoque, mas geralmente poucas conversões são feitas neste meio. 

Nossa sugestão é: antes de mudar a mensagem, mude o meio. Talvez o e-mail simplesmente não esteja mais funcionando como antes.

O  SMS é uma ótima maneira de alertar os clientes fiéis sobre a chegada de novidades exclusivas e sobre o retorno de produtos sem estoque, antes que se esgotem novamente. 

Certifique-se de usar o tom e a voz de sua marca nessas mensagens. Isso ajuda a se conectar com seus clientes, construir fidelidade e por fim, obter um bom aumento de receita assim que o novo produto for lançado ou retornado ao estoque.

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5. Divulgação de eventos (físicos ou virtuais) 


Esteja você lançando um evento online ou offline, ou seu negócio está participando de um: o SMS marketing pode ser extremamente útil para capitalizar neste momento.

Certifique-se que tem um CTA com um link para o evento na sua mensagem e mensure os resultados.

Com a URL rastreável da HubSpot, o conceito de mensuração é o mesmo: você gera a URL rastreável, aplica na sua mensagem junto de um bom CTA e conseguirá saber quantos contatos clicaram no link.

Depois, a análise da página vai dizer quantos visitantes realmente preencheram o cadastro a partir da SMS e você terá uma visão macro de como aquilo impactou os números de participantes do evento. 

Lembrando que o SMS é muito poderoso para coisas que estão acontecendo ou vão acontecer em breve. 

Então use essa relevância para lembrar de um evento próximo, como uma live, webinar ao vivo, palestras exclusivas e muito mais.

6. Complemente suas redes sociais


A mídia social é um lugar fantástico para construir um público e uma comunidade, mas, em última análise, você precisará ter mais controle sobre esse público. O Facebook e Instagram estão constantemente mudando seus algoritmos e forçam empresas a pagarem para que seu público veja suas publicações. 

Sua equipe precisa saber outras maneiras de falar e conquistar seu público com o SMS Marketing. 

Fica a dica: você pode lançar nas redes uma oferta de desconto especial apenas para clientes que optarem pela inscrição via SMS, e assim disparar conteúdos por lá também.

Um canal de marketing via SMS pode ser sua salvação, principalmente depois do recorrente declínio das taxas de abertura de e-mail.

7. Customer service 


O bom atendimento ao cliente é um fator decisivo para aumentar as conversões e pode envolver uma série de etapas. Desde respostas diretas (que podem ser configuradas via chatbot para respostas automáticas), até perguntas mais específicas que exigem o atendimento de um agente específico. 

De maneira geral, para o customer service, você pode criar diversas estratégias associadas ao HubSpot Service.

Como por exemplo, link de lembrete para fazer um NPS. E, com o auxílio de uma integração como a Plataforma NA5, você pode criar um atendimento por SMS que cria automaticamente tickets na HubSpot, utiliza agentes, distribui os contatos e muito mais (assim como o mesmo pode ser feito em mensagens via WhatsApp pela integração). 

8. Automatize seu SMS Marketing com a Plataforma NA5


Se você quer começar a aplicar isso na sua empresa você precisará de uma ferramenta de SMS Marketing que esteja integrada ao CRM. Por isso, recomendamos a Plataforma NA5.

Através dos workflows da HubSpot, você pode programar uma série de automações: mensagens de boas-vindas, carrinhos abandonados, notificações de remessa, upsells, vendas cruzadas e tudo o mais que sua mente de marketing possa imaginar. 

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É possível criar fluxos de trabalho (Workflows) com SMS, e-mails, ligações, anúncios, WhatsApp e muito mais, tudo direto da HubSpot. E o melhor é que todas, absolutamente todas as mensagens (enviadas e recebidas) ficam registradas na timeline do contato, no CRM da HubSpot. 

A Plataforma NA5 ajuda a impulsionar o tráfego e as vendas com SMS Marketing personalizado para varejistas, é fácil de configurar e tornará muito mais fácil rastrear o sucesso da sua marca. Para saber mais sobre a novidade, clique aqu

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