Case de Sucesso em Inbound Marketing na Art des Caves

Estratégia de Crescimento

Art des Caves cresce exponencialmente com Inbound Marketing

A Art des Caves, líder na indústria nacional de adegas climatizadas, enfrentava dificuldades na construção de sua presença online e na rentabilização da sua loja virtual.

A metodologia de Inbound Marketing, aplicada pela NA5, aumentou vertiginosamente a presença da Art des Caves no ambiente digital e com nossos planos integrados, geraram um aumento no número de leads e vendas, tanto na sua loja virtual quando em seus espaços físicos.

61%

mais vendas

300%

mais leads

2.500%

mais visitas ao site

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Sobre a Art des Caves

A Art des Caves é a líder e Top of Mind do mercado de adegas climatizadas e climatizações no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no setor, ela é pioneira na indústria brasileira de adegas climatizadas.

A Art des Caves possui cinco lojas físicas, quatro em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Agora, eles também atendem o Brasil inteiro através de sua loja virtual.

Além dos serviços personalizados de climatização, a Art des Caves comercializa 20 adegas diferentes, que unem os conceitos tradicionais da cultura do vinho à tecnologia, o design e a funcionalidade dos seus produtos.

Desafios

Apesar de liderar o mercado nacional de adegas, a Art des Caves estava com dificuldades na sua loja virtual. Sua hospedagem não permitia muitos acessos simultâneos e seu número de campanhas era limitado. Para piorar, o site não era responsivo.

A Art des Caves também buscava propagar sua mensagem de maneira mais clara e eficiente, reforçando o seu propósito de ser referência em adegas nacionais e sempre oferecer as melhores experiências para os amantes do vinho.

O mais importante, entretanto, era encontrar uma maneira de utilizar o marketing digital para aumentar o número de vendas, online ou em suas lojas físicas.

Soluções NA5

A NA5 desenvolveu um plano de Inbound Marketing que oferecia as melhores ferramentas para enfrentar os desafios da Art des Caves.

Para o problema de hospedagem, a NA5 construiu, em menos de 4 meses, um site, blog e uma nova loja virtual integrados, objetivos e 100% responsivo entregando uma melhor experiência para os usuários, com o objetivo de facilitar a análise do desempenho de cada um, rastrear o movimento de seu público nas três plataformas e gerar os primeiros acessos ao site de forma orgânica.

Com as novas plataformas em mãos, definimos os perfis de buyer persona e cliente ideal, para poder melhorar o relacionamento da Art des Caves com seus cliente.

Através das redes sociais, desenvolvemos táticas para aumentar a brand awareness da empresa. Já com a produção de conteúdo para o site, como e-books e textos no Blog, ampliamos a retenção de usuários e, consequentemente melhoramos a posição da Art des Caves nos principais mecanismos de busca da internet, sempre pensando na produção de conteúdo para os diferentes estágio do funil: TOFU (Topo do Funil), MOFU (Meio de Funil), BOFU (Fundo de Funil).

Por fim, ferramentas como o Hubspot auxiliaram na análise da segmentação do público e nos permitiu personalizar a comunicação,de acordo com a posição do indivíduo na jornada do consumidor e em quais conteúdos ele se interessou.

Assim, conseguimos identificar quais usuários estavam preparados para conhecer as lojas da Art des Caves e como poderíamos ajudá-lo a fazer uma escolha mais consciente.

Atrair

Para ampliar a presença online de qualquer empresa é importante conhecer o comportamento das pessoas no mundo digital, quais as plataformas que elas mais costumam visitar e qual a linguagem ideal para cada uma.

Nesta etapa utilizamos:

  • Agendamento semanal de publicações para as principais redes sociais do nosso buyer persona
  • SEO na construção do site e dos artigos para o Blog, com o objetivo de ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca
  • Conteúdo de Cauda Longa para ampliar a probabilidade de ser encontrado por usuários da internet.

Converter

Depois de aumentar as visitas orgânicas ao site, o objetivo é transformar os visitantes qualificados em leads. Para fazer isso, criamos conteúdo relevante que pode ser acessado por usuários que propõe-se a ceder suas informações de contato.

Nesta etapa utilizamos:

  • Conteúdo exclusivo, como e-books, white-papers e catálogos
  • Consistência e qualidade nas publicações, que incentiva usuários a assinar a newsletter ou acompanhar a Art des Caves nas redes sociais.
  • Segmentação de mensagem de acordo com a buyer persona e sua jornada dentro do site.

Fechar pedidos

Com leads educados sobre os produtos e serviços da Art des Caves, o desafio é torná-los compradores. Nutrimos sua base com o conteúdo certo, no momento certo, para reduzir o processo de vendas.

Nesta etapa utilizamos:

  • Estratégias de workflows para deixar o lead informado mais preparado para uma possível abordagem comercial.
  • Campanhas com links patrocinados e remarketing personalizado de acordo com o interesse dos usuários no site
  • Automatização dos processos de venda para reduzir os esforços da equipe de vendas

Encantar

Na sua essência, Inbound Marketing concentra-se na criação de uma experiência extraordinária para os usuários que entram em contato com sua empresa, criando processos bem definidos, conteúdos extraordinários para os visitantes, os leads e até mesmo seus clientes atuais . O cenário digital atual, permite que as pessoas avaliem e recomendem o serviço prestado pelas empresas. Por isso, uma vez que o lead se torna um cliente, o processo de agregar valor na imagem da marca está apenas começando.

Nesta etapa utilizamos:

  • Monitoramento dos diferentes canais digitais para manter a comunicação ágil, transparente e eficiente.
  • Constante atualização e nutrição da sua base de clientes.
  • Campanhas específicas de incentivo à troca das adegas ou compra de vinhos para clientes que já possuem um produto Art des Caves
  • Acompanhamento do estágio do usuário na jornada de compras para entender como se comunicar melhor com ela em cada uma das etapas.

objetivos alavancados

Resultados

Com as estratégias de Inbound Marketing da NA5, o site, blog e loja da Art des Caves apresentaram um crescimento de tráfego orgânico mensal de quase 2500%, em menos de dois anos.

As visitas da loja virtual foram melhor distribuídas entre os diferentes canais (Visitas Orgânicas, Social, Direto, Referência, E-mail, Outras Display,), reduzindo drasticamente os custos com o Paid Researches, e aumentando o número de visitas de leads de qualidade.

O conteúdo exclusivo da Art des Caves tem mais de 4 mil downloads apenas no primeiro ano de campanha.

Ao melhorar a comunicação com as pessoas mais próximas do momento de decisão pela compra de uma adega e ao oferecer informações relevantes, este conteúdo foi responsável por transformar visitantes em COMPRADORES, aumentando em 15% o número de vendas na loja virtual da empresa, em apenas um ano.

O aumento no número de visitas e a qualificação dos visitantes foi essencial para o crescimento de mais de 300% na conversão de leads e, principalmente, no aumento de 61% nas vendas da loja virtual.