NA5 Blog

4 dicas para montar um template de WhatsApp Business infalível

4 dicas para montar um template de WhatsApp Business infalível

Confira 4 dicas infalíveis para garantir mais resultados e melhores experiências com seus templates de WhatsApp.

Publicado em por

Criar bons templates de mensagens para serem enviados por WhatsApp (via API do WhatsApp Business) podem ser um grande desafio. As limitações da plataforma, a formatação técnica e outras características como essas podem deixar sua mensagem “truncadas” e pouco assertivas. Que tal então aprender algumas dicas para melhorar seus templates de WhatsApp?

Lembrando que os exemplos de templates de mensagem da API do WhatsApp Business utilizados abaixo utilizam a formatação "{x}" para representar as variáveis das mensagens (conteúdo personalizado, como nome, número do pedido, protocolo de atendimento, e outras informações do contato). 

Vamos ao que realmente importa? 

Hot Tips

 

Atente-se a formatação técnica necessária 

Lembre-se de manter as boas práticas na hora de montar os templates das suas mensagens! Elas precisam ser fluidas e claras, e  não podem conter erros gramaticais

Os modelos devem ser concisos e transmitir apenas as informações necessárias e alinhadas com a categoria do template. 

Na hora de preencher os parâmetros variáveis, cerque-os com informações objetivas para que fique claro que tipo de informação será inserida (tanto para o WhatsApp que irá aprovar a mensagem, quanto para os contatos que as receberão). 

Exemplo de Formatação

  • O que não fazer 

{1}

Boa Tarde! Seu pedido foi confirmado, confira os detalhes da compra:

{2} 

{3} 

Em caso de dúvidas, este é o número de rastreamento e protocolo:

{4} 

{5}

  • O que fazer 

Boa tarde, {1}! Tudo bem? Seu pedido {2} foi confirmado!

A compra {3} foi enviada pelo código de rastreamento {4}, com o protocolo {5}. Acompanhe seu pedido!

 

Leia também 

5 cuidados que todo Diretor Comercial precisa ter na gestão do Whatsapp

WhatsApp para empresas: 13 estatísticas que todo gestor comercial deveria saber

As vantagens de utilizar as automações de WhatsApp na operação Low-Touch

 

Não seja tão formal – mas conciso e relevante nas mensagens

O WhatsApp é um canal de relacionamento muito mais próximo do usuário, principalmente quando comparado a outros canais (e-mail marketing ou ligação de vendas), como já abordamos em vários artigos aqui em nosso blog. 

Por isso você não precisa ser necessariamente formal na comunicação, apenas conciso! Afinal, o WhatsApp é um “local” no qual as pessoas se comunicam de forma muito mais livre. Além disso, quando alguém decide compartilhar seu número de celular, que é um dos seus dados mais delicados, isso significa que ele está disposto a se comunicar com a empresa de forma mais próxima. 

É importante ressaltar também que pelo fato do WhatsApp ser um canal mais íntimo, é preciso ter cautela para a comunicação da empresa não soar muito invasiva. A melhor forma de fazer isso é sendo direto ao ponto e respeitando o tempo dos seus contatos! Lembre-se: se você valorizar a atenção dos contatos, eles vão valorizar ainda mais suas mensagens.

No entanto, é essencial manter a clareza na mensagem, com informações que vão direto ao ponto, e que sejam práticas e verdadeiramente relevantes para o usuário

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

  • O que não fazer 

 Olá {1}, como vai? Nós da “Nome da empresa” ficamos felizes que tenha entrado em contato conosco por WhatsApp. Como podemos te ajudar? 

  • O que fazer 

Oi {1}! Tudo bem? Como podemos te ajudar hoje? 😊

 

Personalize e humanize a comunicação 

A pior experiência que um usuário pode ter por WhatsApp é receber mensagens que não parecem ter sido feitas para ele, ou mensagens com uma pegada artificial e robótica. De novo, o WhatsApp é um dos canais mais “íntimos” para os usuários e eles buscam relações humanas. Ninguém quer se sentir apenas um número. 

Por isso, certifique-se que sua comunicação está alinhada com as informações dos seus contatos. Quanto mais personalizada, detalhada e bem alinhada com a jornada do consumidor, mais especial ele vai se sentir; e também fica mais fácil de estreitar as relações deste contato com sua empresa! 

Uma dica essencial é que o WhatsApp esteja integrado com um bom CRM. Assim, você vai ter todo o controle sobre esses detalhes e vai ser muito mais fácil seu time de atendimento gerenciar e utilizar as informações sobre o contato para que suas mensagens sejam contextualizadas. É o famoso “enviar a mensagem certa, na hora certa”. 

  • O que não fazer 

 Olá {1}. Recebemos seu contato e estamos te transferindo para um de nossos atendentes. Para garantir mais velocidade no seu atendimento, nos informe sobre o ocorrido. 

  • O que fazer 

Oi {1}, já estamos te transferindo para um atendente, tá bom? Você pode nos dizer o que aconteceu? 

 

Promova uma experiência holística 

Por último, mas não menos importante: toda comunicação feita por WhatsApp deve estar inserida dentro de um contexto holístico da experiência das pessoas com a marca. O que queremos dizer com isso é que é necessário pensar na Régua de Relacionamento. Ou seja, é importante pensar em todo o processo de relacionamento com o público, desde o primeiro contato, até o momento do envio de mensagem por WhatsApp

Afinal, dificilmente o primeiro contato com a marca será pelo WhatsApp: provavelmente essa pessoa já foi impactada por outros canais. 

Lembre-se que, para as pessoas, a marca é um organismo só e não “diferentes setores com diferentes formas de se comunicar/relacionar”. 

Se você criar um relacionamento e linguagem sem unicidade, a experiência das pessoas com sua marca será prejudicada. É essencial que as áreas de comunicação da empresa conversem entre si e ofereçam uma experiência coesa para seus clientes e prospects

Conheça a integração oficial da HubSpot e WhatsApp

Para acelerar ainda mais esses resultados, é muito importante ter uma ferramenta como a Plataforma NA5, para que todas as oportunidades sejam aproveitadas de verdade

A integração oficial do WhatsApp e SMS permite a inserção de mensagens destes canais nos seus workflows, além de registros das conversas e atendimentos diretamente no CRM da HubSpot.

Para saber mais sobre essa solução, fale com um de nossos especialistas. Eles poderão te ajudar a entender melhor como a nossa plataforma pode trazer ainda mais resultados para sua empresa!

Este é o nosso segredo

Nós revelamos os segredos que inspiram especialistas HubSpot de grandes empresas do mundo.