NA5

Blog NA5

Dicas para fazer seu negócio SaaS B2B prosperar

Dicas para fazer seu negócio SaaS B2B prosperar

Variáveis como a contratação de bons profissionais, boa estratégia de divulgação e precificação e relacionamento com os clientes devem ser considerados.

Publicado em por

Vivemos tempos estimulantes para o ter um negócio SaaS B2B. A tecnologia toma conta da vida da pessoas em casa e no trabalho, o que torna as possibilidades infinitas. Um produto com uma boa proposta de valor, capaz de atender às necessidades e encantar o cliente é meio caminho andado para o sucesso. A outra metade do caminho depende de uma boa administração e visão do negócio. É ela que fará o seu SaaS B2B prosperar.

Uma boa administração envolve algumas variáveis como a contratação de bons profissionais, boa estratégia de divulgação, precificação e relacionamento com o cliente. Até medidas que garantam o bem-estar dos fundadores têm influências no crescimento do negócio. Reunimos nesse post algumas dicas para garantir a longevidade da sua empresa. Confira:

Contrate profissionais qualificados para o seu SaaS B2B

É importante que você pulverize algumas decisões da sua empresa entre pessoas capacitadas que entendam da sua área de atuação. Quanto mais qualificada a sua equipe, mais tranquilidade você terá para delegar questões operacionais e se concentrar nas atividades mais estratégicas do negócio. A dica é não economizar no quesito recursos humanos. Boas escolhas fazem toda a diferença.

Atraia investidores

Um dos caminhos mais rápidos para fazer o SaaS B2B é atrair investidores que possam acelerar o seu desenvolvimento. O que eles costumam levar em conta na hora de apostar em um negócio são: o tempo de estrada, que é um indicador de maturidade da empresa; o comprometimento do fundador com o negócio, o alinhamento do SaaS B2B às tendências de mercado e métricas como o churn, o ciclo de vida do cliente e o custo de aquisição de clientes.

Conheça seus clientes como ninguém

Só sobrevive no mercado a empresa que tem uma proposta de valor claramente percebida para um perfil de cliente ou para vários perfis. A dica aqui é conhecer todos os aspectos do seu cliente ideal. Além dos dados demográficos, quais são suas principais dores e problemas e como a sua solução pode ajudá-los? Isso ajudará na elaboração de estratégias para atrair novos leads, mas tão importante quanto os prospects é manter a base de clientes existentes. Muitas empresas têm apostado no customer success. A premissa é que clientes felizes e engajados não abandonam o serviço contratado e ainda costumam fazer excelentes recomendações do SaaS B2B. Não pode haver cenário melhor!

Mantenha o modelo de assinatura

Pode até ser que seu modelo de negócio se baseie em uma estratégia freemium, mas o ideal é que seu SaaS B2B torne-se tão relevante para os usuários que eles estejam dispostos a pagar pelos serviços no modelo de assinatura mensal, gerando receitas recorrentes. A principal recomendação aqui é conduzir inovações constantes e orientadas à maneira como os seus clientes vivem e consomem o seu produto.

Cuide do seu bem-estar

Cuide do seu bem-estar

Esse é um ponto importante, pois quanto melhor a sua qualidade de vida, mais disposto você estará para o negócio e mais geniais serão os seus insights.

Tirar férias, evitar levar problemas do trabalho para casa e ter um mentor, alguém experiente com compartilhar as angústias do trabalho e a quem pedir bons conselhos são pontos essenciais para o sucesso do seus SaaS B2B. Não os subestime!

Divulgue

Comunique o que você faz, trabalhe para que as mensagens cheguem às pessoas certas usando as informações que você tem sobre o cliente ideal. Entenda a comunicação como um investimento capaz de facilitar o processo de vendas e pós-vendas ao atrair clientes e ser uma ferramenta útil para a manutenção do relacionamento com eles.

Gostou das nossas dicas? Em relação ao último tópico, sobre comunicação, nós podemos te ajudar com o Inbound Marketing, o marketing de atração, usando uma das ferramentas mais poderosas do mercado: o HubSpot. Consulte-nos!

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.