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A verdade sobre HubSpot x Marketo

A verdade sobre HubSpot x Marketo

HubSpot vs Marketo. Tire todas as suas dúvidas sobre as plataformas, nesse comparativo completo que o NA5 Labs preparou para você.

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Escolher a melhor plataforma de Marketing para o seu negócio é essencial para o sucesso da operação. Essa escolha não deve ser feita pensando somente nas demandas atuais da empresa, é fundamental entender também como a plataforma poderá escalar os negócios a médio e longo prazo — tornando a operação mais rentável e lucrativa.

Pensando nisso, criamos o comparativo entre HubSpot e Marketo, duas plataformas comparadas entre empresas de grande porte que querem automatizar parte dos seus processos de Marketing.

Ainda que ambas sejam poderosíssimas, cada uma oferece, em última instância, soluções bem diferentes.

Plataformas essencialmente diferentes

O principal ponto deste comparativo é que a HubSpot e o Marketo não são plataformas parecidas. O Marketo foca quase que exclusivamente em ferramentas de nutrição e automação de e-mails, que podem ser integradas (com custo adicional) com o CRM da empresa, como o Salesforce, por exemplo.

A HubSpot (HubSpot Marketing Hub), por sua vez, é uma plataforma completa de marketing, com ferramentas de e-mails, anúncios online, blog, redes sociais, landing pages, formulários, popups, CTAs e muito mais. Além disso, ao contratar o módulo de marketing, o CRM e algumas ferramentas de outros módulos da HubSpot também são incluídos gratuitamente no pacote.

HubSpot vs Marketo - ferramentas

Para melhor comparar as duas plataformas, organizamos tópicos que refletem as demandas fundamentais da equipe de Marketing e mostramos como o Marketo e a HubSpot propõe solucionar e otimizar a operação.

Atração de leads

As principais ferramentas do Marketo são focadas em campanhas tradicionais de disparo e automações de e-mails. Ou seja, ele não oferece nada relacionado à atração de leads. No entanto, você pode integrá-lo com outras ferramentas já utilizadas na empresa — ainda que isso exija contratação de ferramentas adicionais e custos de manutenção e integração.

Já a HubSpot possui diversas ferramentas para atração de leads. Você pode: publicar artigos de blog; usar ferramentas inclusas de SEO para aumentar as visitas orgânicas; criar campanhas de anúncios no Facebook, Instagram e Google; criar e patrocinar posts nas redes sociais; criar e gerenciar chatbots; e muito mais.

Presença Online

A HubSpot empodera os times de Marketing com tecnologias fáceis de usar. Para a criação e edição de landing pages e páginas do blog, por exemplo, o editor “drag and drop” permite que qualquer pessoa crie páginas incríveis, com formulários estratégicos e conteúdo personalizado, sem precisar escrever uma linha de código.

O Marketo também oferece ferramentas para a criação de landing pages. O problema é que as customizações de templates exigirão um desenvolvedor com conhecimentos em HTML e CSS. Para a presença nas redes sociais, o Marketo não oferece uma gama de ferramentas tão completas quanto a HubSpot. Veja o comparativo do G2, um dos principais sites de avaliação de softwares corporativos.

Conversão e Nutrição

É aqui que o Marketo se destaca. Ele oferece ótimas ferramentas para automações e disparos de e-mails. O problema é que essa ferramenta se torna muito mais relevante quando integrada a um CRM (que possibilita uma personalização gigantesca de conteúdos e estratégias). E isso exigirá a contratação de um CRM, somado à contratação da tecnologia de integração entre o CRM e o Marketo.

A HubSpot, por outro lado, é um sistema “all-in-one” (tudo em um), que já possui seu próprio CRM, somado às ferramentas de e-mail. Isso permite a criação de Réguas de Relacionamento que vão muito além dos e-mails, integrando-se com anúncios, visitas no site, momento da Jornada do Consumidor e quaisquer informações armazenadas no CRM. A HubSpot consegue entregar uma jornada de marketing relevante, que coloca a experiência do cliente em primeiro lugar a todo o momento.

Marketing powered by CRM

A HubSpot oferece todas as ferramentas para que sua empresa se conecte com os leads durante toda a Jornada do Consumidor, de forma sempre personalizada, com a mensagem certa, na hora certa, no contexto certo. O conceito de Flywheel, como uma turbina de avião que se mantém em movimento, só pode ser aplicado sem fricções quando diferentes departamentos estão alinhados, unindo Marketing, Vendas e Atendimento como um vetor que tem um único objetivo: fazer a empresa crescer.

O Marketo é um líder na indústria quando o assunto são automações de Marketing. Ele também investiu bastante em tecnologias que permitam a integração com os principais CRMs do mercado. Além disso, ele possibilita customizações das integrações, para se adaptar às necessidades de diferentes modelos de negócios.

Construindo a Máquina de Vendas

Ao contratar a HubSpot, você já tem acesso à todas as tecnologias e funcionalidades para criar sua Máquina de Vendas, através de um sistema único e inteligente, que cria experiências incríveis para os clientes e gera melhores conversões para o seu negócio.

Essa máquina pode ser potencializada com a contratação de outros módulos, como o CMS Hub – para criação de sites – e Sales Hub – para gestão de pipelines de vendas.

Com o Marketo, gestores precisam confiar a poucos indivíduos o seu stack tecnológico robusto, que depende das habilidades e conhecimentos em diferentes plataformas. Além disso, o crescimento da empresa pode ser restringido pela iniciativa e disponibilidade daqueles que conseguem cruzar os dados e interpretá-los. Nesse modelo, a conexão do Marketing com os resultados da empresa torna-se um opcional, e não uma funcionalidade essencial, como deveria ser.

Retorno de Investimento (ROI)

Falando em resultados, a HubSpot permite a análise completa e 360º dos resultados da campanha, desde as ações de topo de funil até a conversão final em novos negócios. Com a possibilidade de conectar todas as interações dos contatos com a receita gerada (negócios fechados e ganhos) por eles, você pode ver realmente como as ações de Marketing impactaram nas vendas.

O Marketo também possibilita a criação de relatórios robustos que vão a fundo nas interações dos usuários e no impacto sobre a receita gerada. Para acessá-los, no entanto, é necessário uma configuração manual, que pode levar bastante tempo.

Account-Based Marketing (ABM)

Os planos HubSpot Marketing Hub Pro e Enterprise oferecem ferramentas de ABM fáceis de usar e eficientes. Você pode identificar, atrair, engajar e converter contas-alvo, com comunicações entre Marketing e Vendas personalizadas ao máximo para cada conta-alvo.

As ferramentas de ABM do Marketo são um complemento (add-on) que exige um pagamento adicional, com licenças limitadas. Para alinhar Marketing e Vendas dentro do Marketo é necessário configurar e treinar os usuários para garantir que eles entendam como operar o Marketo e seu complemento com visual e modos (look and feel) diferentes de interagir.

A transformação da operação de Marketing

Para realmente transformar o marketing do seu negócio, não basta ter um conjunto de ferramentas (toolbox) integrado que te ajuda a encontrar, engajar e nutrir leads. Você precisa que esses esforços de Marketing sejam vinculados aos resultados de vendas, para realmente entender o ROI das campanhas. Na HubSpot, todas essas funcionalidades estão disponíveis na plataforma.

O Marketo é especializado em um conjunto de ferramentas para canais de marketing digital, que favorecem uma abordagem tradicional na operação — onde a especialização de cada ferramenta é mais importante do que o efeito holístico que geram.

Suporte

O Marketo oferece um nível básico de suporte para todos os planos de subscrição. Além disso, ele também possui coberturas mais completas como um recurso adicional (add-on) pago. Mesmo assim, muitos reviews disponíveis no G2, dão notas baixas para o serviço de suporte da plataforma. O ponto positivo é que a plataforma possui o Marketo Academy, um guia com dezenas de horas de conteúdo educativo sobre a plataforma e estratégias de Marketing.

A HubSpot oferece suporte internacional para todos os seus clientes de planos pagos. Usuários dos planos Professional e Enterprise, também podem receber suporte via telefone ou e-mail. Somado a isso, a HubSpot Academy é reconhecida como uma das principais plataformas de estudos online, como indicado neste link.

HubSpot vs Marketo - preços

Como o Marketo não disponibiliza os valores dos seus planos na sua página de precificação, trataremos apenas das informações que são públicas na comparação entre as plataformas. Usaremos como modelo comparativo os planos Marketing Hub Enterprise da HubSpot e Marketo Prime.

 

Marketing Hub Enterprise

Marketo Prime

Usuários

Ilimitado

25 usuários

Contatos 

10.000 contatos inclusos (+U$100,00/mês para cada novos 10.000 contatos)

Custo definido por número de contatos

CRM

CRM nativo e integrações disponíveis para outras plataformas

CRM não disponível. Apenas para integrações com outros CRMs, como Salesforce

Manutenção

Aproveite uma plataforma desenvolvida em um único código-base.

Manutenção interna para garantir a transição de informações entre Marketo e plataformas integradas. 

Suporte 

Atendimento por telefone, chatbot, e-mail, e Base de Conhecimento. (fonte)

Atendimento exclusivo por tíquetes ou Base de Conhecimento. (fonte)

Contratar profissionais Marketo x HubSpot

Um ponto importante que você precisa considerar é que tipo de profissional você precisará contratar para "pilotar" o Marketo e HubSpot. Geralmente os gestores comparam apenas os recursos das ferramentas e esquecem dessa parte. E depois que contratam o Marketo vem o choro e a lamentação. A gente explica:

Geralmente para o Marketo, você precisa de pessoas com experiência anterior e capacidades técnicas específicas. Muitas empresas também reclamam do turnover em Marketo: contrataram um especialista, passaram um tempo ensinando para essa pessoa sobre a empresa e após meses foram para um novo desafio, sem repassar o conhecimento de Marketo para outras pessoas na empresa.

Na HubSpot, por ter uma interface amigável e muitas funcionalidades que não exigem codificação, é mais fácil de encontrar profissionais capazes de operá-la. Uma pessoa com experiências em outras plataformas consegue aprender e se adaptar rapidamente. Outras pessoas da sua empresa com o uso gradativo e frequente também conseguirão aprender e disseminar o conhecimento nas equipes. Com HubSpot é só alegria.

Conclusão

A HubSpot é uma ferramenta muito mais completa, que oferece uma nova metodologia para operação, pensando sempre em formas de escalar os processos, sem perder a customização essencial para criar a melhor experiência para leads e clientes.

Quando as duas ferramentas são comparadas, é preciso ter todos esses fatores em mente para não criar a ilusão de que as duas plataformas servem aos mesmos propósitos de uma empresa.

A NA5 é a maior especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas com implementação e na contratação da plataforma.

Fonte: Marketo vs HubSpot

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