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A explicação do modelo de contratação HubSpot que você precisa saber

A explicação do modelo de contratação HubSpot que você precisa saber

Confira o guia da NA5 para os modelos de contratação HubSpot e veja como escolher a melhor opção para a sua empresa.

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A plataforma de CRM da HubSpot é a solução para empresas que querem escalar seus negócios. Não é à toa que o interesse por essa solução praticamente dobrou nos últimos 5 anos (segundo dados do Google Trends). Mas, você sabe como funcionam os modelos de contratação da HubSpot?

Neste artigo, apresentaremos todos os módulos atualmente disponíveis na HubSpot e falaremos sobre as diferenças nas suas contratações. Vamos nessa?

O que são os módulos HubSpot?

Os módulos HubSpot, ou “Hubs” como são chamados em inglês, são um conjunto de ferramentas integradas e desenvolvidas para atender demandas de diferentes departamentos de uma empresa.

Cada módulo possui funcionalidades exclusivas que alimentam e são alimentadas pelo CRM da HubSpot.

O CRM é como a fundação de um edificação, e é gratuito. Os módulos são como andares da edificação, contendo planos gratuitos e pagos.Quando você combina diferentes módulos, seus resultados são potencializados. Isso acontece por dois motivos:

1. Diferentes dados convergindo para CRM pode tornar mais assertiva as tomadas de decisões com base em inteligência de negócios (B.I. - Business Intelligence).

Quando módulos atuam em conjunto, como Marketing e Vendas, o CRM captura e associa as informações de ambos e nos registros correspondentes (contatos, empresas, oportunidades de vendas, etc). Com isso, você pode mensurar como cada campanha de marketing contribui nas conversões de leads em clientes.

2. Informações combinadas entre diferentes módulos podem servir para facilitar a entrega de uma jornada relevante que prioriza a experiência do cliente.

A plataforma HubSpot coloca o cliente de volta ao que se propõe as ferramentas de CRM, fazendo com que o gerenciamento de relacionamento do cliente torne-se algo mágico. As informações dos contatos na HubSpot ajudam a personalizar conteúdos e criar automações. Por exemplo: quando os módulos Service Hub (Atendimento) e Sales Hub (Vendas) são contratados, o atendimento pode identificar novas oportunidades entre os clientes existentes (como UpSell e Cross-Sell) e fazer a passagem de bastão (handoff) de Customer Success (sucesso do cliente) para a equipe de Vendas. Ou seja, o vendedor responsável recebe a notificação, enquanto o cliente entra em uma Régua de Relacionamento (Workflow).

Atualmente existem 5 módulos HubSpot disponíveis para contratação. São eles:

  • HubSpot Marketing Hub - para equipes de Marketing
  • HubSpot Sales Hub - para equipes de Vendas
  • HubSpot Service Hub - para equipes de Customer Success e Atendimento ao Cliente
  • HubSpot CMS Hub - para equipes de Marketing e Desenvolvimento Web
  • HubSpot Operations Hub - para equipes de Operações, T.I e RevOps

Além dos módulos, é possível contratar recursos adicionais (add-ons), como:

  • IP dedicado para envios de emails.
  • Certificado SSL personalizado.
  • Email transacional — servidor SMTP para envio de mensagens poraplicações/sistemas, ficando registrados estas mensagens na linha do tempo dos contatos.
  • Unidade de negócio adicional — para empresas Enterprise que precisam gerenciar múltiplas marcas em uma única instalação (instância) HubSpot.
  • Aumento de limites de anúncios — adicione novos limites de audiências e otimizações de anúncios.
  • Aumento de limites de relatórios
  • Aumento de chamadas de API
  • Aumento de limites de automações (workflows)
  • Aumento de limites de listas
  • Aumento de limites de equipes
  • Aumento de limites de usuários
  • Aumento de limites de objetos customizados
  • Aumento de limites de documentos assinados eletronicamente (eSignature)
  • Aumento de limites de transcrição de ligações
  • Aumento de limites de domínios
  • Aumento de limite de conta de teste (sandbox)

Existe uma diferença no formato de cobrança de um plano de módulo e de um recurso adicional.

Os planos HubSpot

Todos os módulos HubSpot oferecem 4 tipos de planos: Free (Gratuito), Starter, Professional e Enterprise.

Cada plano possui diferentes ferramentas e valores de contratação. O plano Starter é o mais simples e barato, enquanto o Enterprise oferece o conjunto completo de todas as ferramentas desenvolvidas para o Hub da plataforma.

Os planos pagos podem ser contratados por meio de pagamentos mensais ou anuais (com desconto) no cartão de crédito.

Para os planos Professional e Enterprise também é possível verificar (mediante aprovação) o pagamento via invoice. Nesta modalidade, a frequência mínima de pagamento é trimestral, podendo ainda optar pelo pagamento semestral, anual, bianual ou trianual.

É importante lembrar que ao contratar qualquer um dos módulos, algumas ferramentas gratuitas de outros módulos também ficam disponíveis, como:

  • E-mail Marketing (Marketing Hub)
  • Chats ao vivo (Sales Hub)
  • Tíquetes (Service Hub)
  • Sincronização histórica dos dados (Operations Hub)
  • Landing Pages (CMS Hub)

Na HubSpot, você pode combinar diferentes versões de módulos. Por exemplo: você pode contratar um módulo Marketing Hub Enterprise, mais Sales Hub Professional combinado com Service Hub Starter. Este é um grande diferencial da HubSpot, porque os CRMs concorrentes que também são modulares geralmente exigem que o cliente pague a mesma versão em todos os módulos.

O modelo de contratação HubSpot

Bom, agora que você entendeu o que são os planos e módulos, a última informação essencial para a contratação da HubSpot para o seu negócio é em relação às diferentes formas de precificação dos módulos.

Os módulos CMS Hub e Operations Hub são os mais fáceis de entender: cada versão tem um valor fixo.

Os recursos adicionais (add-ons), complementos, que aprimoram a capacidade do plano, também tem um valor fixo.

Já nos módulos Sales Hub e Service Hub, os valores são baseados em números de usuários. Cada plano tem uma quantidade de usuários incluídos e é possível contratar usuários adicionais. Cada versão tem um valor específico por usuário.

Outro grande diferencial na HubSpot comparado com seus concorrentes é a possibilidade de combinar usuários pagos com usuários gratuitos. Por exemplo: você pode ter 10 usuários pagos com a versão Professional do Sales Hub e 5 usuários usando a versão gratuita (Free) do Sales Hub.

Atenção: é possível combinar usuários de uma versão paga com usuários gratuitos, MAS não é possível combinar usuários de diferentes versões pagas de um mesmo módulo. Por exemplo: não é possível ter usuários do Sales Hub Professional com usuários Sales Hub Enterprise.

Por fim, o Marketing Hub não possui essa limitação de usuários. Por outro lado, sua precificação é baseada no número de “Contatos de Marketing” que a empresa pretende adicionar ao CRM.

Os Contatos de Marketing são leads registrados no CRM com autorização para o direcionamento de e-mails e anúncios dentro da plataforma. Ou seja, quaisquer leads registrados e marcados como “contatos não autorizados para marketing” não entram nessa conta.

Planos HubSpot com descontos

A HubSpot oferece algumas condições especiais de planos com descontos, como o CRM Suite - o conjunto de todos os módulos contratados no mesmo plano – e o “HubSpot para Startups”.

Conclusão

Pode parecer confuso a contratação de HubSpot, mas resumiremos para você:

  • Existe o módulo HubSpot Marketing baseado em número de “contatos de marketing" — que entrarão em automações e serão impactados por anúncios online, como Retargeting.
  • Módulos Service Hub e Sales Hub são baseados em números de usuários utilizando a HubSpot.
  • Módulos CMS Hub e Operations Hub tem um valor fixo para cada versão
  • Os módulos existem variações de versão: Free (Gratuito), Starter, Professional e Enterprise

Cada recurso adicional (add-on) tem um valor fixo e não tem variação de versão.

Como existem ferramentas distintas em cada versão de módulo da HubSpot , o segredo para as empresas economizarem é contar com um parceiro HubSpot capaz de entender as demandas atuais da empresa para recomendar os módulos e suas respectivas versões que atendam os seus requisitos (RFP).

A NA5 é a maior especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas com implementação e na contratação da plataforma.

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