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Como usar o HubSpot para gestão de contratos no CRM

Como usar o HubSpot para gestão de contratos no CRM

Aprenda como usar as informações de gestão de contratos no HubSpot CRM e transforme a experiência dos clientes.

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A gestão de contratos tem um papel fundamental no relacionamento das empresas e seus clientes. No entanto, observamos que grandes empresas que usam HubSpot ainda não têm as informações dos contratos no CRM.

Existe uma contradição aí! Os dados dos contratos podem ser pertinentes para o relacionamento com a empresa e seus interlocutores – por exemplo, para identificar quem assina pela empresa. Por que você deixaria as informações de contratos de fora do CRM, que deveria ser o centro de dados dos clientes?

Esse questionamento é ainda mais relevante nas operações com grande volume de contas. A falta de informações jurídicas, como a suspensão de contrato, por exemplo, pode deixar os processos de vendas e suporte muito menos assertivos, pois os operadores não entendem rapidamente qual a situação do cliente no momento do atendimento.

A plataforma HubSpot permite que seu CRM seja customizado, por meio de Objetos Customizados (Custom Objects). Assim, dados sobre a gestão de contratos são associados aos objetos "padrões" (default) de Empresas, Contatos, Negócios e Tíquetes, como também a outros objetos customizados. Isso oferece às equipes de Marketing, Vendas e Atendimento os recursos necessários para imputar dados super importantes para personalizar campanhas e adequar a comunicação de acordo com o momento de cada cliente.

O resultado é uma experiência inesquecível para seu cliente, com menos atritos na comunicação e, consequentemente, um relacionamento mais longo.

As vantagens da integração da gestão de contratos no CRM

Ok, as informações sobre a gestão de contratos foram integradas ao HubSpot CRM. O que muda?

Bem, a resposta é simples: tudo! Abaixo trouxemos aplicações específicas e exemplos para cada setor da empresa que se relaciona com os clientes e como as informações dos contratos podem ajudar a criar uma experiência que parece “feita sob medida”, mesmo em grandes operações.

O time de Marketing pode criar filtros nas campanhas para evitar que clientes com contratos suspensos recebam e-mails de promoções, por exemplo. Ou, inversamente, criar campanhas ultrasegmentadas de anúncios apenas para clientes que precisam reativar os contratos.

Já a equipe de Vendas pode usar as informações do contrato para criar oportunidades de renovação. Assim, é possível criar automações que notificam vendedores com três meses de antecedência para tentarem um "upgrade" (upsell) e a reconversão.

Por fim, os operadores do Atendimento ao Cliente podem checar com facilidade no cadastro do contato e empresa quais são os contratos associados e suas informações.

Alguns departamentos jurídicos usam sistemas legados para gestão de contratos. Ao utilizar as APIs da HubSpot, é possível verificar com o fornecedor desse sistema formas de integrar informações à HubSpot via API (forma como os sistemas se comunicam). Dessa forma, seu jurídico continuará a usar o sistema que está acostumado e, ao mesmo tempo, você centralizará as informações mínimas para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Como a HubSpot possui diversos recursos que permitem compartilhar informações com stakeholders, você pode, por exemplo, permitir que os seus clientes visualizem dados dos contratos em uma páginas com login e senha.

Esses são só alguns exemplos do que é possível transformar na operação a partir das informações geradas pela Gestão de Contratos no CRM.

Quando as grandes empresas centralizam os dados, os operadores ganham muito mais eficiência e autonomia para melhorar o relacionamento com os clientes, os gestores podem ter uma visão mais completa sobre o desempenho dos times e automações podem ser inseridas na operação. Mas, acima de tudo, a experiência que os clientes têm com sua empresa é ainda mais aperfeiçoada, por meio de relações mais personalizadas e adequadas ao seu momento.

A NA5 é especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas com implementação e na contratação da plataforma.

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