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Integração HubSpot e Wistia (+ 3 táticas de vídeo marketing)

Integração HubSpot e Wistia (+ 3 táticas de vídeo marketing)

Tudo que você precisa saber sobre a integração HubSpot e Wistia para colocar suas estratégias de Video Marketing em um novo nível.

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Depois de alguns meses utilizando a ferramenta de hospedagem de vídeos da HubSpot (gratuita nos módulos Professional e Enterprise do Marketing Hub) é natural que os RevOps querem gerar mais resultados. Por isso, procuram formas de extrair dados sobre a visualização dos vídeos disponíveis no site e criar automações robustas baseadas no comportamento dos contatos ao visualizarem os vídeos.

As táticas “convencionais” que utilizam o HubSpot Vídeo, portanto, ficam limitadas a oferecer conteúdos neste formato (sejam eles públicos ou “restritos” que podem ser liberados após preenchimento de formulários) como ativos fixos complementares que enriquecem a mensagem, mas que atualmente não adicionam inteligência (dados) à operação.

Diante deste impasse, os gestores vão em busca de uma solução que ofereça mais, e então encontram a Wistia, plataforma de hospedagem de vídeos, com integração nativa com a HubSpot.

A integração HubSpot + Wistia é uma das mais populares entre operações B2B que querem inserir vídeos na estratégia de negócios, mas que também podem ser utilizadas no B2C.

Os vídeos podem aumentar o engajamento, medir o envolvimento dos leads (Lead Scoring) e fazer os contatos avançarem na jornada do cliente. Por isso, o Wistia e a integração com HubSpot atraem gestores e RevOps, para os mais diversos usos (indo além do marketing): disponibilizar vídeos de produtos e serviços no site; disponibilizar vídeo-aulas de cursos gratuitos online; enviar vídeos em réguas de relacionamento durante o processo comercial; disponibilizar vídeos de onboarding e de suporte; e muito mais.

A integração HubSpot + Wistia

O que é Wistia?

Há uma razão para a integração HubSpot e Wistia ser a mais requisitada quando o assunto é Vídeo Marketing: ela oferece exatamente o que os gestores precisam para colocar suas táticas em prática.

Desde a geração de leads direto do player de vídeo ao engatilhamento de workflows da HubSpot com base no comportamento e engajamento dos leads com o vídeo, a utilização da Wistia coloca as estratégias de Vídeo Marketing em outro nível. Não se preocupa, a gente separou 3 destaques para te explicar exatamente o que essa integração possibilita e ao final, comparamos com o recurso de HubSpot Hospedagem de Vídeos (HubSpot Video Hosting, anteriormente chamado HubSpot Video)

Dá só uma olhada:

Insira formulários e CTAs nos seus vídeos

O player da Wistia permite que você insira formulários (internos ou da HubSpot), CTAs e anotações (links) em qualquer momento do vídeo. Ou seja, os vídeos tornam-se parte essencial da estratégia de captação.

Além disso, é possível ver em quais momentos a audiência está saindo do vídeo e colocar links ou CTAs que levam para outros conteúdos.

A Wistia permite dois tipos de inserção de formulários nos players. O primeiro é chamado de “Turnstile”, um formulário simples que pede apenas informações como e-mail (obrigatório), nome e sobrenome. Quando integrado ao HubSpot, essas informações criam ou atualizam um contato no CRM da HubSpot.

Exemplo de Turnstile

Imagem ilustrativa retirada do site: https://wistia.com/support/integrations/hubspot#add-a-turnstile-to-your-video.

O outro jeito de inserir formulários nos vídeos da Wistia é por “embed” (incorporação via HTML). Dessa forma, você pode customizar o formulário para adicionar mais campos e estilizá-lo com cores e fontes da sua marca.

Um pequeno detalhe: quando os formulários utilizados são da HubSpot, os dados submetidos são mandados só para a HubSpot e não para os relatórios da Wistia.

E no HubSpot Hospedagem de Vídeos?

  • Não é possível criar formulários de preenchimento obrigatório para assistir aos vídeos
  • Só é possível escolher se os formulários aparecem antes do início do vídeo, ou após o seu fim.
  • As únicas opções de campos do formulário são “Nome”, “Sobrenome” e “E-mail”

Veja o engajamento e tempo de visualização de cada contato na sua timeline do HubSpot CRM

A integração também registra todas as informações relevantes sobre o vídeo, diretamente na linha do tempo (timeline) do contato, dentro do CRM da HubSpot. Ou seja, dados como porcentagem de visualização, cliques no CTA e preenchimento de formulários ficam registrados em cada contato da base.

As informações registradas são:

  • Annotation Click Property (se o contato clicou em um link da ferramenta Annotation)
  • Call to Action Click Property (se o contato clicou em um CTA do vídeo)
  • Play Property (porcentagem do vídeo que foi assistido*)
  • Turnstile Property (campos utilizados quando o Turnstile está ativado)

*A Wistia calcula o tempo de visualização do vídeo nos parâmetros de 1%, 25%, 50%, 75%, e 100%. Essa porcentagem só é atualizada depois que o lead ultrapassa uma nova porcentagem. Ou seja, se o lead assistir a 45% do vídeo, a propriedade indicará que ele assistiu a (pelo menos) 25%. Ao clicar no heatmap, no entanto, você saberá exatamente a qual porcentagem ele assistiu.

Aqui vale ressaltar que ao incorporar um formulário HubSpot ao vídeo no Wistia, todos os campos adicionados no formulário criarão ou atualizarão o lead no CRM da HubSpot.

Com isso, ao selecionar um contato no CRM, será possível ver o quanto do vídeo ele assistiu e se ele se engajou (preencheu formulário, clicou em CTA, etc…).

E no HubSpot Hospedagem de Vídeos?

  • Os dados dos vídeos não são vinculados aos contatos. Ou seja, não é possível saber quais leads assistiram aos vídeos
  • Não há registros sobre a porcentagem de visualização nos histórico do contato, apenas é registrado na timeline que um contato visualizou o vídeo.
  • Para saber quais usuários clicaram em determinados CTAs ou preencheram formulários, é preciso olhar para os relatórios de formulários e CTAs da HubSpot (não podem ser vistos pelo vídeo).

Crie automações, Lead Scoring, listas e relatórios

E a mais importante feature da integração HubSpot e Wistia é a capacidade de criar automações (Workflows), aumentar ou reduzir a pontuação do Lead Scoring, adicionar ou remover contatos de listas ativas da HubSpot e gerar relatórios. Tudo com base nas informações geradas pelas propriedades e integração do Wistia.

Na prática, isso representa um novo nível de construção de relacionamento com os clientes, tanto na parte de Marketing, quanto na parte de Vendas e Atendimento ao Cliente.

Uma vez que as informações são registradas no CRM, você pode identificar o impacto dos vídeos sobre a Jornada do Cliente e criar uma infinidade de automações que aproveitam muito mais dos vídeos criados.

E no HubSpot Hospedagem de Vídeos?

  • As únicas possibilidades de automações do HubSpot Vídeo são a partir dos cliques em CTA ou preenchimento de formulários (não obrigatórios).
  • Não é possível criar listas no HubSpot de contatos que visualizaram um vídeo no HubSpot Hospedagem de Vídeos.
Conheça outra integração que melhorará a sua operação: HubSpot + Jira

Colocando as táticas em prática

A gente sabe que muitas vezes esses “Guias Completos” que vocês veem por aí acabam ficando só na teoria. E bem... aqui no NA5 Labs, queremos sempre que você vá além. Por isso, separamos 3 táticas - uma para cada setor de relacionamento - de Vídeo Marketing para quem investir na integração.

1. Marketing: transforme seus vídeos em máquinas de captação de lead

Se você chegou aqui, certamente sabe da relevância dos vídeos como canal de comunicação/relacionamento. Mas, nunca é demais reforçar que o consumo de conteúdo por vídeo é uma das principais tendências para este e os próximos anos. Utilizar estratégias de Marketing com vídeos não é mais um diferencial, é essencial.

Agora, para que o investimento neste conteúdo (que é mais caro do que muitos outros) seja compensado, utilizá-lo como ferramenta de captação é quase que uma obrigação. Por isso, muitos marqueteiros colocam seus conteúdos por trás de formulários.

O problema é que isso reduz consideravelmente o alcance desse conteúdo riquíssimo (e muitas vezes o mais persuasivo para a decisão de compra). Para piorar, Landing Pages costumam ranquear pior no Google do que Pillar Pages, o que faz com que os vídeos tenham ainda menos oportunidades de alcançar as pessoas de forma orgânica.

A sacada, portanto, está na utilização de formulário dentro do vídeo para que a página possa ser turbinada (em SEO) com conteúdo escrito, sem a necessidade de um entrave na experiência do usuário. E uma dica adicional é colocar o formulário no meio do vídeo, antes do “ponto alto (clímax) do vídeo”, assim o visitante da página tem um “gostinho” do que está por vir sem precisar se cadastrar.

2. Vendas: aumente o engajamento dos vídeos da sua fórmula de lançamento

Não é segredo que as fórmulas de lançamento são muito eficazes. Mas, e se eu te dissesse que você pode potencializá-las com um truque simples?

Um dos maiores desafios da fórmula de lançamento é reengajar leads que “abandonaram” a trilha de conteúdo projetada para eles. Mas, com a integração da Wistia, fazer essa melhoria e “recuperar” leads é super simples.

Basta criar e-mails adicionais na sua régua de comunicação, voltados APENAS para leads que assistiram uma porcentagem do vídeo. Ou seja, ao identificar que alguns leads não viram parte do conteúdo essencial para o entendimento do próximo vídeo que será lançado, você insere um ou dois e-mails que passam essas informações por escrito ou incentivam a pessoa a reassisti-lo.

E a melhor parte é que você não prejudica a experiência daqueles que estão acompanhando os vídeos, enchendo sua caixa de e-mails com mensagens que não são para eles.

Você também pode montar uma estratégia de fazer uma abordagem “ativa” nos leads mais engajados ao fim da fórmula de lançamento, mas que ainda não compraram.

3. Customer Success: automatize seu Onboarding (sem desumanizá-lo)

Por fim, você pode adicionar vídeos no seu processo de Onboarding para (1) escalar os atendimentos e (2) empoderar os clientes com informações que eles podem revisitar sempre que precisarem.

Os vídeos mantêm uma relação mais humana e próxima do que qualquer e-mail ou Base de Conhecimento jamais replicará. E você pode explorar isso na hora de criar os conteúdos, apresentar tutoriais práticos, mostrando os rostos do time de Customer Success ou personalizando o conteúdo por segmentos.

Uma dica para evitar perdas na automatização deste processo é criar um Workflow (Fluxo de Trabalho) na HubSpot, que notifica os responsáveis pelo atendimento quando um cliente apresenta um engajamento baixo nos vídeos. Dessa forma, esse profissional pode atendê-lo e garantir que o cliente mantenha-se satisfeito com o produto/serviço.

Agora você entendeu como a integração HubSpot + Wistia “pode mudar o jogo”? Suas estratégias de Video Marketing ganham um novo universo de possibilidades, tornam-se mais eficientes (e mensuráveis) e ainda podem ser expandidas para outras áreas como Vendas e Atendimento.

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