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Conheça as métricas de Marketing para SaaS

Conheça as métricas de Marketing para SaaS

Selecionamos quatro métricas de Marketing para SaaS B2B que não podem ser negligenciadas na hora de analisar a eficiência das suas estratégias e estabelecer os próximos passos da sua companhia. Confira!

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Em um mercado cada vez mais competitivo, não há espaço para ser negligente. Portanto, definir as principais métricas para acompanhar a performance da sua empresa SaaS é essencial para saber se as estratégias estão no caminho certo, assim como definir os próximos passos. As métricas de Marketing para SaaS são tão importantes quanto as demais e não devem ser descuidadas. Por isso, selecionamos os quatro principais indicadores de performance (KPIs) de marketing que podem parecer simples, mas fazem uma grande diferença na hora de avaliar o sucesso de uma campanha. Acompanhe!

1. Visitantes únicos

Visitantes únicos

Mais importante que observar o tráfego de um site ou blog é atentar-se aos visitantes únicos. Registrar um crescimento do número de visitantes únicos sinaliza que o conteúdo do seu site está assertivo e que seu público-alvo está sendo impactado. O indicador também permite visualizar a forma como essas pessoas estão chegando à sua página, seja por meio de pesquisa orgânica, mídia social, referências, e-mail, tráfego direto ou campanhas de mídia paga.

A ferramenta mais conhecida para essa métrica é o Google Analytics, capaz de analisar todos os dados de um site ou blog. Ele mede o fluxo de visitantes e separa o usuário do número de visitas, o que permite uma análise real sobre sua movimentação.

2. Geração de leads qualificados

Geração de leads qualificados

Essa métrica é imprescindível para saber se a sua estratégia de Marketing para SaaS está de fato atraindo um público qualificado e com potencial de se tornar cliente. Ela também direciona as ações de Marketing e Vendas conforme as subcategorias Leads, Marketing Qualified Leads (MQLs - Leads Qualificados de Marketing) e Sales Qualified Leads (SQLs – Leads Qualificados de Vendas).

Uma ferramenta de automação de marketing, como a HubSpot, é a melhor forma de medir leads. Você pode definir critérios para que, automaticamente, um visitante seja classificado como Lead, MQL ou SQL, de acordo com as ações que ele realizou em seu site.

3. Taxa de Conversão

Taxa de Conversão

É uma das métricas utilizadas para medir o sucesso de diferentes ações Comerciais e de Marketing da empresa, como a quantidade de cliques em uma newsletter, de preenchimentos em um formulário ou até mesmo de leads que se tornaram clientes. O cálculo é feito comparando a quantidade total de indivíduos que poderiam ser atingidos por uma determinada ação com a quantidade de indivíduos efetivamente alcançados, multiplicando o resultado por 100 para obter a porcentagem.

Se você tem uma base de dados, por exemplo, com 10 mil e-mails cadastrados, mas apenas 100 contatos clicaram no seu botão de Call-to-Action, sua taxa de conversão em mailing foi de 1%.

Em outro exemplo, se você gerar 1.000 leads em um mês e conseguir que 200 destes contatos se tornem clientes, você terá uma incrível taxa de conversão de 20%.

4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Essa taxa aponta quanto custa conquistar e manter um usuário. Ela é fundamental para avaliar se o seu modelo de negócios é viável. O cálculo é feito dividindo as despesas totais de Vendas e Marketing (incluindo despesas de salários das equipes) pelo número de clientes adquiridos em um determinado período. Se você gasta R$ 100 mil em um mês e atraí 50 clientes, seu CAC é R$ 2 mil.

Repare que essas métricas de Marketing para SaaS não são tão complexas, mas elas dizem muito sobre a estratégias do seu negócio.

Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

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